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Governo de SP assina contrato de concessão das linhas 11, 12 e 13 de trens

22 de maio de 2025
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O Governo de São Paulo oficializou, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado (SPI), a assinatura do contrato de concessão patrocinada do Lote Alto Tietê com a empresa Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações S.A. O documento foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (22/5) e marca mais um avanço no plano de modernização do transporte metropolitano paulista.

Contents
Próximos passosSP Nos Trilhos

Resultado do leilão realizado na B3, o contrato estabelece uma parceria público-privada com vigência de 25 anos e investimentos estimados em R$ 14,3 bilhões. A concessão contempla as linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade da CPTM, além da operação do Serviço Expresso Aeroporto, que conecta a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

LEIA TAMBÉM: Linhas 11, 12 e 13 de trens: entenda como transporte no Alto Tietê vai mudar com a concessão

O projeto prevê a construção de dez novas estações, a reforma de outras 24 e a reconstrução completa de mais quatro. Também está incluída a ampliação de mais de 20 quilômetros de trilhos. A Linha 11–Coral será estendida até a Estação César de Sousa, em Mogi das Cruzes, com a implantação de uma nova parada. A Linha 12–Safira será prolongada até Suzano, enquanto a Linha 13–Jade chegará aos bairros de Gabriela Mistral, na zona leste da capital, e Bonsucesso, em Guarulhos — uma antiga demanda da população local que finalmente será atendida.

Com essas melhorias, a expectativa é que as três linhas transportem juntas cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040.

A concessão permitirá também a redução dos intervalos entre trens, garantindo uma operação mais eficiente e melhorando a qualidade de vida dos usuários. Isso facilita o acesso ao mercado de trabalho e impulsiona o desenvolvimento econômico em toda a Região Metropolitana de São Paulo.

Na Linha 11–Coral, o intervalo será reduzido para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, e para 6 minutos entre Suzano e Cesar de Sousa. A linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cesar de Sousa, com ampliação do serviço até a Barra Funda.

Na Linha 12–Safira, o intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba passará de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A extensão da linha será de 2,7 km até Suzano.Na Linha 13–Jade, o intervalo será reduzido para 10 minutos. O ramal será ampliado até Bonsucesso, com 15,6 km de novos trilhos. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e a cada 1 hora nos horários de pico.

Próximos passos

A partir da assinatura do contrato, inicia-se um prazo de 60 dias até a data de eficácia, momento em que o contrato passa a produzir efeitos jurídicos e operacionais. A partir desta data, tem início a fase pré-operacional, com duração de 12 meses, dedicada a treinamentos, adaptação tecnológica e assunção progressiva da operação das Linhas, garantindo a transferência segura de responsabilidades entre a CPTM e a nova concessionária. Nesta fase, também são realizados estudos voltados à resiliência climática e à mitigação de riscos relacionados a eventos extremos, com foco na segurança do sistema.

Concluída a fase pré-operacional, começa a fase operacional, que se estende até o fim da concessão. Ela é composta, inicialmente, por um período de 12 meses de operação assistida, durante o qual a CPTM acompanha e supervisiona a atuação da concessionária. Após esse período, tem início a operação comercial plena, quando a CPTM deixa de prestar assistência direta e a concessionária assume integralmente a gestão do sistema. A fiscalização do contrato ficará a cargo da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

SP Nos Trilhos

A concessão integra o programa SP nos Trilhos, que contempla mais de 40 projetos voltados à expansão da malha ferroviária, incluindo trens urbanos, os Trens Intercidades (TICs) e os Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Juntas, as iniciativas somam mais de R$ 190 bilhões em investimentos e abrangem mais de mil quilômetros de extensão de trilhos na Grande São Paulo, interior e litoral, consolidando o maior programa de mobilidade ferroviária do país.

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