O Rio Grande do Sul recebeu uma chuva em níveis históricos que causou a maior enchente dos 252 anos do estado. As águas, que transbordaram do Lago Guaíba, ultrapassaram cinco metros de altura.
A última enchente de grande escala foi em 1941, quando a água ultrapassou os quatro metros. Confira o antes e depois dos principais pontos do estado.
Lajeado
Loja da Havan, em Lajeado/Reprodução
Lajeado é uma das cidades com mais mortes, com cinco óbitos até o momento, ficando atrás de Cruzeiro do Sul, oito mortes e Gramado, sete mortes.
Na imagem, é possível ver uma loja Havan, que está quase toda submersa.
Porto Alegre
Em Porto Alegre/Reprodução
Porto Alegre, capital do estado, tem duas mortes confirmadas. A região central não foi muito afetada devido ao sistema de proteção à enchentes. A prefeitura fechou as portas de contenção para que o centro não fosse tão prejudicado.
Gramado
Gramado/Reprodução
Um dos cartões postais do estado, Gramado, é a segunda região com mais mortes, tendo um total de sete confirmadas. Na região ocorreram desabamentos causados pela enchente, como do prédio mostrado na imagem acima.
Cruzeiro do Sul
Cruzeiro do Sul/Reprodução Prefeitura
A cidade de Cruzeiro do Sul foi a com mais mortes, até o momento. A cidade é banhada pelo rio Taquari. Quase todas as casa ribeirinhas, que ficam à margem do rio, foram destruídas.
Doações
Com estado de calamidade decretado, todo o País está se unindo para realizar doações ao estado. Em São Paulo há postos de coleta por todo o estado, podendo doar de alimentos a roupas.