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USP vai participar de exame nacional que avalia o desempenho dos estudantes de graduação

25 de junho de 2025
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A partir deste ano, a USP participará do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos estudantes concluintes dos cursos de graduação do Brasil, em relação aos conteúdos programáticos, às habilidades e às competências adquiridas ao longo da formação. A adesão da USP ao Enade foi aprovada pelo Conselho Universitário, na reunião realizada nesta terça-feira, dia 24 de junho.

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Enade 2025Avaliação da educação superior no Brasil

“A USP, no passado, promoveu discussões e optou por não participar do Enade. Por isso, gostaria que este fosse um processo muito discutido com a comunidade acadêmica e isso foi feito pela Pró-Reitoria de Graduação. Entendo que a USP, que é uma das universidades mais importantes do Brasil, deve ser um parâmetro de qualidade na graduação, assim como o é na pós-graduação, por meio da avaliação da Capes”, afirmou o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior.

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A Universidade seguirá os ciclos trienais do Enade e observará as áreas de avaliação definidas anualmente pelo Ministério da Educação.

“A adesão ao Enade foi construída de forma dialogada junto à comunidade docente e discente da USP, buscando-se alinhar nosso compromisso institucional com a qualidade da formação à responsabilidade pública de dar transparência à avaliação externa do aprendizado de nossos estudantes, conduzida no âmbito do Sinaes”, explica o pró-reitor de Graduação, Aluisio Segurado.

Para o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, “a presença da USP no Enade é valiosa, já que professores da Universidade poderão contribuir diretamente com nossas comissões assessoras, colaborando no aprimoramento contínuo do exame. Essa adesão fortalece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e amplia a qualidade e a representatividade dos processos avaliativos conduzidos pelo instituto. Além disso, os estudantes concluintes das licenciaturas e da medicina da USP poderão utilizar seus resultados individuais em processos seletivos como a Prova Nacional Docente e o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica”.

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O desempenho dos cursos no Enade influencia diretamente o Conceito Preliminar de Curso, um indicador utilizado pelo Ministério da Educação para regulação e supervisão dos cursos de nível superior do Brasil.

Em 2025, serão avaliados 48 cursos da USP: licenciaturas em artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, música, pedagogia e química; e bacharelados em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, medicina, psicologia, publicidade e propaganda e relações internacionais.

Enade 2025

Como a participação da USP no Enade passa a valer em 2025, as inscrições para o exame já estão sendo feitas pelos coordenadores de curso, seguindo o calendário divulgado pelo Inep. Para facilitar o processo de inscrição, a PRG desenvolveu, em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), uma ferramenta no sistema Júpiter que permite aos coordenadores realizar as inscrições em lote.

Além da inscrição de estudantes ingressantes e concluintes, as coordenações dos cursos de graduação também são responsáveis por acompanhar a regularidade da participação na prova, preencher o questionário on-line do coordenador e desenvolver ações de orientação e mobilização junto aos estudantes. Até o momento, mais de 2.800 estudantes concluintes da Universidade foram inscritos para fazer a prova.

A participação dos estudantes convocados para o Enade é obrigatória e fica registrada no histórico escolar. Como explica o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Neira, “em janeiro, será divulgado o Conceito Preliminar de Curso, que leva em conta quatro dimensões: desempenho médio dos estudantes no Enade (20%); valor agregado ao estudante, que é a diferença entre a nota no Enade e a nota no Enem (35%); qualificação do corpo docente (30%); e percepção discente sobre o curso (15%). No histórico escolar, será registrada a participação no Enade, caso o estudante tenha se formado no ciclo correspondente ao curso avaliado; caso contrário, constará a informação de que, no ano da conclusão, o curso não foi avaliado”.

O ingresso da USP no Enade coincide com uma mudança no processo avaliativo nacional, que passa a contemplar quatro modalidades distintas: o Enade, aplicado aos estudantes dos cursos de bacharelado e tecnológicos; o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), obrigatório para todos os estudantes de Medicina; a Prova Nacional Docente (PND), que avalia a formação teórica nos cursos de Licenciatura; e a avaliação prática das Licenciaturas, vinculada ao Enade e voltada à análise das competências desenvolvidas no estágio supervisionado.

Embora a nota do Enade não fique registrada no histórico escolar do aluno, ela pode ser exigida em concursos públicos, no Exame Nacional de Residência (Enare) ou no processo seletivo de escolas públicas.

O pró-reitor Aluisio Segurado explica que “os estudantes concluintes dos cursos de Medicina poderão utilizar a nota do Enade para concorrer às vagas de Residência Médica nos hospitais que aderirem ao Enare, promovido pelo Ministério da Educação. Trata-se de uma articulação estratégica que busca integrar a avaliação da formação com os processos seletivos de especialização médica, conferindo maior objetividade e alcance nacional ao ingresso na Residência”.

“Da mesma forma, os concluintes dos cursos de Licenciatura contemplados no edital de 2025 poderão utilizar seu desempenho para participar dos concursos de ingresso em redes públicas de ensino dos 22 Estados brasileiros – inclusive o Estado de São Paulo – e pelos 1.501 municípios paulistas que já aderiram ao PND. Essa iniciativa representa uma inovação relevante ao alinhar a avaliação da formação inicial de professores com políticas públicas de valorização docente, ampliando a transparência e a equidade nos processos seletivos das redes de ensino”, completa Marcos Neira.

Avaliação da educação superior no Brasil

A avaliação do ensino superior no Brasil começa em 1993, com a criação do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub), de adesão voluntária, que tinha uma etapa de autoavaliação e uma de avaliação externa das instituições de ensino superior. Três anos mais tarde, em 1996, foi implantado o Exame Nacional de Cursos (ENC), conhecido como Provão, que em sua primeira edição foi aplicado para mais de 55 mil concluintes dos cursos de administração, engenharia civil e direito.

Em 2004, o Inep desenvolve e implanta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), formado por três componentes principais: avaliação das instituições, avaliação dos cursos e avaliação do desempenho dos estudantes. Nesse ano, o Enade é aplicado pela primeira vez, como instrumento para avaliar o rendimento dos concluintes da graduação.

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O exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A partir de 2017, o Enade passa a ser aplicado de forma censitária e os alunos ingressantes também são registrados no sistema, apesar de não fazerem a avaliação.

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