A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) marca presença na WTM Latin America, o maior evento turismo da América Latina, que acontece no Expo Center Norte, na capital paulista.
Na terça-feira (15), a Setur-SP fez capacitação internacional com Hosted Buyers da feira, no Transformation Theatre. Entre os palestrantes, estão a Secretaria de Turismo e Viagens, o Visite Convention & Visitors Bureau e a Serra do Itaqueri. O objetivo foi mostrar os atrativos e novidades do estado de São Paulo aos compradores internacionais. Ao final, foram realizados sorteios e houve degustação de lanche de mortadela.
LEIA TAMBÉM: WTM Latin America: SP promove a capital paulista no maior evento sobre turismo do continente
No período da tarde, foi a vez de os agentes de viagens nacionais participarem de uma capacitação especial. Representantes da Setur-SP, do Metrô de SP, da Estância Turística de Barretos e do Roteiro dos Bandeirantes falaram sobre seus atrativos e novidades. Ao final, também aconteceram sorteios e degustação de lanche de mortadela e porco na lata.
Roteiros regionalizados
Depois, no estande da Setur-SP (J05), houve o lançamento de roteiros regionalizados de São Paulo. São eles: Salto-Itu-Boituva e São Paulo-Boituva. Na ocasião, destinos paulistas divulgaram os dois novos roteiros, que já estão formatados e prontos para serem operados. O objetivo é incentivar novas empresas a comercializarem esses roteiros, e assim, aumentar o fluxo turístico nos destinos.
No roteiro Salto-Itu-Boituva, os turistas podem conhecer atrações que mesclam natureza, história, cultura, turismo religioso e aventura. Já o roteiro São Paulo-Boituva é ideal para mulheres que desejam viajar pelo Estado, pois são destinos com boa infraestrutura e receptivo turístico, com diversidade hoteleira e de guias turísticos. Além disso, há fácil acesso aéreo e viário, pois São Paulo tem a maior conectividade da América Latina e conta com as 20 melhores estradas do país.
“O estado de São Paulo tem uma diversidade de atrativos e experiências para os turistas. Agora, com o lançamento destes novos roteiros, estamos ampliando o leque de ofertas turísticas prontas para ser comercializadas por operadoras e chegar aos viajantes. Ainda, teremos capacitações importantes e degustações imperdíveis no nosso estande”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Além disso, os que estiveram no estande da Setur-SP puderam participar de uma aula-show com a chef Silvana Cristina de Aguiar Souza, do restaurante Manjuba & Cia. De Ilha Comprida, a chefe preparou um delicioso Risoto Maratayama (risoto de palmito com camarão), que utiliza ingredientes regionais, valorizando o produtor local e trazendo mais sabor ao prato.
Programação desta quarta
Nesta quarta-feira (16), o chef Marcelo Figueiredo, do restaurante Mirábile, de Mococa, preparará o famoso Tonno del Chianti (carne de porco na lata), às 15h30. A carne de porco na lata é um prato típico da Toscana, que surgiu da necessidade de conservar a carne de porco. Porém, o chef Marcelo fará uma releitura do prato, trazendo brasilidade às técnicas de conservação e mais sabor ao prato. Ambos os chefs e seus restaurantes fazem parte do Sabor de São Paulo, o maior programa de valorização da gastronomia paulista.
No estande da Secretaria, também haverá a promoção e divulgação de destinos turísticos paulistas. Estarão presentes 12 regiões turísticas do estado, além do Visite São Paulo Convention Bureau e representantes de nove segmentos do turismo paulista, como o afroturismo e o turismo de aventura.
Ainda haverá ativações gastronômicas com os vinhos e cafés de São Paulo em espaços exclusivos, além do tradicional lanche de mortadela e o caldo de cana, típicos da capital paulista. A equipe técnica da Secretaria divulgará ações e vídeos promocionais da pasta, e haverá agendamento de reuniões.
Na programação “pós WTM”, haverá um famtour pela Serra do Itaqueri com quatro compradores internacionais (Irlanda, China, Polônia e Emirados Árabes Unidos). De 17 a 20 de abril, eles passarão pelas cidades de Analândia, Brotas, Torrinha, São Pedro e Águas de São Pedro, conhecendo seus principais atrativos. O objetivo é aumentar a comercialização internacional destes destinos paulistas.
WTM
Voltado para profissionais do turismo de todas as nacionalidades, a WTM reúne agências de viagens, operadoras de turismo, destinos, companhias aéreas e marítimas, empresas de tecnologia, entre outros, e apresenta as últimas tendências e novidades do setor. Além disso, é uma grande oportunidade de fazer networking e fechar novos negócios.