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Governo

Trilhos da expansão da Linha 2-Verde chegam ao Porto de Santos

17 de julho de 2025
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A primeira carga de trilhos das vias destinadas à expansão da Linha 2-Verde do Metrô chegou ao Porto de Santos nesta quinta-feira (17/7). Esta é a primeira vez que trilhos da Linha 2 chegam ao Brasil, marcando um importante avanço nas obras de expansão. A previsão é que o material chegue ao canteiro de Rapadura no dia 24 de julho.

Importados da China, os trilhos somam 1.500 toneladas e serão utilizados no trecho entre as estações Vila Prudente e Penha, contemplando paradas como Orfanato, Água Rasa, Anália Franco e Rapadura. Essa remessa é composta por 1.462 barras de 18 metros cada, totalizando 26.316 metros de trilhos.

Para o transporte entre o porto e a capital, serão necessárias 47 viagens com o uso de carretas extensivas de três eixos, com capacidade de carregamento de até 32 toneladas cada. As viagens serão feitas em sistema de revezamento com duas carretas.

Trilhos da expansão da Linha 2-Verde chegam ao Porto de Santos

A obra de expansão da Linha 2-Verde foi estruturada em duas fases principais. A primeira, entre Vila Prudente e Vila Formosa, contará com quatro novas estações (Orfanato, Santa Clara, Anália Franco e Vila Formosa) e tem a previsão de abertura em 2027. Já a segunda vai da Vila Formosa até a Penha, com as estações Santa Isabel, Guilherme Giorgi, Aricanduva e Penha, com previsão de abertura em 2028.

O “tatuzão” concluiu no fim de maio a escavação da primeira fase de ampliação da Linha 2-Verde ao alcançar o VSE Falchi Gianini, que é o último destino antes da estação Vila Prudente. Com a chegada a este poço, o Tatuzão concluiu o trajeto de 4,5 km de extensão, com 3,7 km de túneis construídos que compreendem as estações Orfanato, Santa Clara, Anália Franco, Vila Formosa e o Complexo Rapadura, além de seus respectivos poços intermediários.

Para o transporte entre o porto e a capital, serão necessárias 47 viagens com o uso de carretas extensivas de três eixos

Ampliação da Linha 2-Verde

Com investimento de R$ 15 bilhões do Governo do Estado, o projeto de expansão da linha 2-Verde do Metrô prevê mais 8,3 km de vias e oito novas estações, entre Vila Prudente e a Penha (Linha 3-Vermelha).

A ampliação também possibilitará a conexão com outras 3 linhas do sistema metroferroviário. A estação Penha contará com a transferência para as linhas 3-Vermelha e 11-Coral, enquanto a estação Anália Franco será conectada com a futura Linha 16-Violeta.

Quando pronto, o novo trecho vai agilizar o trajeto dos moradores da região leste e facilitar a chegada às demais regiões de São Paulo, além de redistribuir a demanda de passageiros na rede de trilhos, trazendo mais conforto às pessoas. Cerca de 1,2 milhão de pessoas serão beneficiadas diariamente.

LEIA TAMBÉM: Mais leves e econômicos: conheça os trens da Linha 6-Laranja fabricados em Taubaté

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