Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe São Paulo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe São PauloInforme São Paulo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Três estudos desenvolvem novos métodos sustentáveis para produzir amônia

10 de agosto de 2025
Compartilhar

Três estudos com participação de pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE) desenvolveram métodos sustentáveis de produzir amônia, que é um insumo amplamente utilizado em diferentes processos químicos e como fertilizante no mundo inteiro. Sua produção por métodos tradicionais, no entanto, é muito poluente.

O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O CINE é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) apoiado por FAPESP e Shell.

LEIA TAMBÉM: Fapesp apoia projeto que traz alternativa sustentável a antibióticos para a pecuária

Um dos trabalhos teve parceria com pesquisadores da University of Bath (Reino Unido) e foi publicado em artigo na Green Chemistry, revista da instituição britânica Royal Society of Chemistry. A pesquisa descreve o desenvolvimento de um catalisador de dissulfeto de molibdênio (MoS₂) modificado com um polímero microporoso chamado PIM-1 como estratégia para produzir amônia de forma mais limpa e eficiente.

A técnica permite gerar amônia diretamente do nitrogênio presente no ar, em condições ambientes e sem necessidade de altas pressões ou temperaturas. O processo eletroquímico utilizado permitiu obter quase o dobro da produção quando o dissulfeto de molibdênio foi modificado com o polímero, além de uma eficiência energética de 45%. A eficácia do material na presença de oxigênio representa uma inovação, já que amplia suas aplicações práticas.

Segundo Lucia Mascaro, pesquisadora do CINE e do CDMF e uma das autoras do artigo, a abordagem “representa um avanço importante rumo à produção descentralizada e sustentável de fertilizantes”. Ela destacou ainda que a tecnologia pode ser integrada a fontes de energia solar e que o estudo confirma a viabilidade de novas rotas tecnológicas para reduzir as emissões de carbono na indústria química.

O segundo estudo foi publicado no artigo Multi-layer kesterite-based photocathodes for NH3 photosynthesis from N2 reduction reaction, escolhido para a capa da revista ChemPhysChem. Ele trata de uma estratégia para a produção sustentável de amônia utilizando luz solar. A equipe desenvolveu um fotocátodo com multicamadas composto por kesterita, sulfeto de cádmio e dióxido de titânio decorado com nanopartículas de platina, aplicado na reação de redução do nitrogênio via fotoeletrocatálise. O material mostrou excelente desempenho, com produção 28 vezes superior àquela obtida sem a presença de platina. A técnica também se mostrou superior às abordagens fotocatalíticas e eletrocatalíticas usadas isoladamente.

É a primeira vez que um fotocátodo à base de kesterita é utilizado com sucesso para a produção de amônia. Para Mascaro, autora sênior do artigo, “os resultados representam um avanço importante no desenvolvimento de métodos limpos e descentralizados para a produção de amônia”.

A terceira pesquisa, por sua vez, descreve o desenvolvimento de um eletrocatalisador formado por um eletrodo amorfo de fosfeto de níquel depositado por eletrodeposição e modificado superficialmente com oxi-hidróxido de ferro, utilizado para recuperar nitrogênio de efluentes industriais e agrícolas por meio de uma redução eletrocatalítica de nitrato de amônia. O trabalho foi publicado em artigo no Journal of Materials Chemistry A.

“As três frentes de pesquisa convergem para demonstrar novas rotas limpas e eficientes na produção de amônia”, avalia Mascaro. “Juntas, essas abordagens – eletroquímica avançada, fotoeletrocatálise e recuperação de nitratos – reforçam a viabilidade de métodos descentralizados, alimentados por energia renovável, para substituir o processo Haber-Bosch e reduzir significativamente a pegada de carbono na produção de fertilizantes.”

Leia também

Judô dentro e fora de casa: atleta do Talento Esportivo é treinado pelo pai

Conheça as falsas-jararacas, espécies que imitam a serpente peçonhenta, mas são inofensivas

Exercícios isométricos são alternativa no enfrentamento da hipertensão arterial

Como incluir pescado na dieta em diferentes fases da vida? Manual gratuito orienta sobre consumo

Família celebra Dia dos Pais com duas gerações na Polícia Militar

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Judô dentro e fora de casa: atleta do Talento Esportivo é treinado pelo pai

10 de agosto de 2025
Governo

Conheça as falsas-jararacas, espécies que imitam a serpente peçonhenta, mas são inofensivas

10 de agosto de 2025
Governo

Exercícios isométricos são alternativa no enfrentamento da hipertensão arterial

10 de agosto de 2025
Governo

Como incluir pescado na dieta em diferentes fases da vida? Manual gratuito orienta sobre consumo

10 de agosto de 2025
Governo

Família celebra Dia dos Pais com duas gerações na Polícia Militar

10 de agosto de 2025
Governo

Governo de SP encerra 5º ciclo do Caminho da Capacitação com mais de 600 alunos formados na região de Bauru

9 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe São Paulo