Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe São Paulo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe São PauloInforme São Paulo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

SP realiza leilão das linhas de trens 11, 12 e 13 em 28 de março com previsão de R$ 14,3 bi em investimentos

20 de março de 2025
Compartilhar

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), realiza no dia 28 de março o leilão do Lote Alto Tietê, que contempla a concessão patrocinada das Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade de trens. A sessão pública ocorrerá na B3, em São Paulo, e prevê um investimento de R$ 14,3 bilhões ao longo de 25 anos da futura concessão, com melhorias significativas para os passageiros e ampliação dos serviços prestados.

A concessão trará melhorias operacionais, estruturais e tecnológicas para os passageiros, incluindo a requalificação das três linhas e a ampliação da rede ferroviária. Serão construídas oito novas estações e reformadas 24 já existentes, além da eliminação de todas as passagens em nível, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas, garantindo mais segurança para os passageiros e maior fluidez no trânsito urbano.

LEIA TAMBÉM: Alto Tietê: Governo de SP publica edital e define leilão das linhas 11-12-13 de trens metropolitanos

As linhas também passarão por investimentos na rede aérea, via permanente e sinalização, além da implantação de novos equipamentos e sistemas. Até 2040, a previsão é que as três linhas transportem juntas 1,3 milhão de passageiros por dia em média útil.

A concessão permitirá a redução do intervalo entre trens, garantindo uma operação mais eficiente em diferentes linhas:

Linha 11-Coral: O intervalo será reduzido para 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano e para 6 minutos entre Suzano e Cezar de Souza. Além disso, a linha será estendida em 4 km, chegando até a Estação Cezar de Souza, com a ampliação do serviço até a Barra Funda. O ramal ganhará quatro novas estações, outras 14 serão reformadas e três serão reconstruídas. Também serão eliminadas todas as passagens em nível existentes, que serão substituídas por passarelas, viadutos ou passagens subterrâneas.

Linha 12-Safira: O intervalo entre Brás e Itaquaquecetuba será reduzido de 5 para 3 minutos e 15 segundos, e entre Itaquaquecetuba e Suzano, de 10 para 6,5 minutos. A linha ganhará 2,7 km de novos trilhos, chegando até Suzano, e contará com duas novas estações. Haverá integração com a Linha 13-Jade e com a Linha 2-Verde do Metrô. Além disso, uma estação será reconstruída e outras 12 passarão por reformas.

Linha 13-Jade: O intervalo será reduzido para 10 minutos, e o ramal será ampliado até Bonsucesso, totalizando 15,6 km de novos trilhos. A linha terá seis novas estações, além de três reformadas. O Expresso Aeroporto passará a operar com viagens a cada 30 minutos no horário de vale e 1 hora no horário de pico, incluindo uma nova parada na estação Gabriela Mistral, que permitirá integração com a Linha 2-Verde do Metrô e a Linha 12-Safira.

O novo contrato traz uma série de inovações e aprimoramentos regulatórios, incluindo um programa de investimentos iniciais e uma fase de transição operacional de 24 meses, com previsão de treinamentos e operação assistida da concessionária. Essa fase tem como objetivo garantir uma migração eficiente entre a gestão da CPTM e a nova concessionária, proporcionando mais segurança e continuidade na prestação do serviço.

O projeto também prevê estudos para resiliência climática e eventos climáticos extremos, reforçando a segurança operacional e a continuidade do serviço em condições adversas.

Atratividade para players nacionais e internacionais

Com um modelo de concessão patrocinada, que inclui aportes do governo estadual e pagamento por disponibilidade, a licitação do Lote Alto Tietê tem atraído interesse de players nacionais e internacionais.O Governo de São Paulo tem promovido encontros com investidores em países como França e Itália, além de prospectar o mercado asiático, reforçando o compromisso de atrair competidores qualificados e ampliar a concorrência na licitação.

A concessão do Lote Alto Tietê tem um forte impacto social, atendendo à Zona Leste e regiões metropolitanas de alta demanda, onde vivem mais de 4,6 milhões de pessoas. O projeto visa ampliar a oferta de transporte público de qualidade, reduzindo o tempo de deslocamento e garantindo mais conforto e eficiência para os passageiros.

Leia também

Óxidos de ferro em solos de manguezais impulsionam o sequestro de carbono

Bactéria no cultivo do milho aumenta produtividade e reduz custo com fertilizantes nitrogenados

Consumo inadequado de iodo coloca em risco saúde de gestantes e bebês, revela pesquisa

Aplicação de bactérias em sementes reduz efeitos do aquecimento global em plantas, mostra USP

Fundo Social de São Paulo encerra quarto ciclo do programa Caminho da Capacitação com mais de 680 alunos formados

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Óxidos de ferro em solos de manguezais impulsionam o sequestro de carbono

27 de julho de 2025
Governo

Bactéria no cultivo do milho aumenta produtividade e reduz custo com fertilizantes nitrogenados

27 de julho de 2025
Governo

Consumo inadequado de iodo coloca em risco saúde de gestantes e bebês, revela pesquisa

27 de julho de 2025
Governo

Aplicação de bactérias em sementes reduz efeitos do aquecimento global em plantas, mostra USP

27 de julho de 2025
Governo

Fundo Social de São Paulo encerra quarto ciclo do programa Caminho da Capacitação com mais de 680 alunos formados

26 de julho de 2025
Governo

Resistência cerebral à insulina pode ser um dos fatores que ligam epilepsia a Alzheimer

26 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe São Paulo