O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 6 de agosto o curso gratuito O documentário como ferramenta de construção. Módulo 1: Roteiro. Construindo a história. Ministrado pelo cineasta e professor Roberto Fernandéz, é dividido em oito encontros presenciais, sempre às quartas-feiras, das 16 às 19h. Com 50 vagas, as inscrições online no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://encurtador.com.br/WSE4s até 31 de julho.
O curso se propõe a dar ao aluno o suporte teórico e prático necessário para a realizar um roteiro de curta-metragem documentário. Desde a ideia (escolha do tema e do personagem), o desenvolvimento da pesquisa, do argumento, o logline, a sinopse, o roteiro, o pré-roteiro de filmagem e finalizando com a elaboração de uma escaleta para a montagem.
Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.
Programação
6 de agostoUm pouco de história e a importância da pesquisa
13 de agostoPerfil do personagem
20 de agostoA referência, fonte de inspiração
27 de agostoA entrevista, a personagem
3 de setembroIntrodução à estrutura
10 de setembroConsolidando a ideia
17 de setembroApresentação dos roteiros
24 de setembroRoteiro de montagem
O ministrante
O argentino Roberto Fernández é produtor e diretor de cinema e mora em São Paulo desde 2006. Atuou como professor na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e na Oficina Cultural Oswald de Andrade ministrando a oficina A edição no audiovisual. Em 2008 fundou a produtora O Movimento Falso Filmes, que produz projetos audiovisuais de índole social, empresarial e cultural para organismos do governo, empresas, ONGs e companhias culturais. Seu trabalho autoral está focado nos Direitos Humanos e em mostrar o perigo que gera a energia nuclear. Seus documentários 08:15 de 1945, 11:02 de 1945 – Retratos de Nagasaki, O senhor Morita e Testemunhas da Barbárie, que têm como protagonistas sobreviventes das bombas atômicas jogadas pelos EUA nas cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão, são o fruto de um trabalho de 12 anos com a Associação Hibakusha Brasil pela Paz, formada por sobreviventes que residem no Brasil.
Também dirigiu Poetas da Resistência, CPI da Prevent Senior e o Combate ao Negacionismo, Memorial das Vítimas do Amianto, Filho meu fica comigo, produções que focam em Direitos Humanos. Atualmente trabalha na etapa de pós-produção da série documental de seis episódios Segundo elas: a Resistência, e na etapa de pré-produção do documentário ANTPEN, vítimas da radiação.
Serviço
Curso | O documentário como ferramenta de construção. Módulo 1: Roteiro. Construindo a históriaOnde | Centro MariAntonia da USP – Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo (próximo a estação Higienópolis do Metrô)Quando | De 6 de agosto a 24 de setembro de 2025, quartas-feiras das 16h às 19hQuanto | GratuitoVagas | 50 vagas presenciais com certificadoInscrições | Sistema Apolo https://encurtador.com.br/WSE4s (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)