Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe São Paulo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe São PauloInforme São Paulo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

SP cria Tarifa Social para ampliar desconto na taxa de água e esgoto

19 de maio de 2025
Compartilhar

O Governo de São Paulo lança nesta terça-feira (20) a consulta pública do Tarifa Social Paulista, que amplia o acesso ao desconto na conta de água e esgoto para famílias que vivem em áreas mais pobres dos municípios atendidos pela Sabesp. A estimativa é de que, a partir da vigência, pelo menos 300 mil novas famílias passem a contar com descontos, o equivalente a cerca de 1 milhão de pessoas. O objetivo é apoiar a população de baixa renda e impulsionar a universalização do saneamento.

Para garantir essa ampliação, de cerca de R$1 bilhão de investimento, o programa contará com o suporte do Fundo de Apoio à Universalização (Fausp). “Com a Tarifa Social Paulista o estado de São Paulo sai na frente, criando o melhor e maior programa social de tarifa de saneamento no Brasil. A Lei Federal prevê uma categoria de tarifa social, com desconto de 50%. Em São Paulo teremos três, com descontos que chegam a 78%”, enfatiza o governador Tarcísio de Freitas.

LEIA MAIS: Fundo de Apoio à Universalização financia ligações de esgoto de 12 mil famílias de baixa renda

O novo contrato de concessão da Sabesp já previu duas tarifas, a Vulnerável, que garante 78% de desconto para famílias cadastradas no CadÚnico com renda per capita de até um quarto do salário mínimo; e a Social, que prevê 72% de desconto para famílias com renda per capita de meio salário mínimo cadastradas no CadÚnico. Também são elegíveis à Social desempregados com o último salário de no máximo três salários mínimos e pessoas que moram em habitações sociais.

Com a nova Tarifa Social Paulista, a categoria Social, que passa a se chamar Social I, será ampliada com a inclusão de famílias com renda per capita de até meio salário mínimo que tenham pessoa com deficiência ou pessoa idosa com 65 anos ou mais, e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada. Usuários que participavam de programas comerciais da Sabesp que conferiam descontos temporários seguirão recebendo o desconto por mais 18 meses e serão estimulados a fazer o cadastro no CadÚnico.

Uma nova categoria será criada, a Social II, para famílias que residem em núcleo urbano informal passível de regularização ou a ser contemplado por intervenção da Sabesp. Essas pessoas contarão com 50% de desconto aplicável ao consumo de até 15 metros cúbicos, por 24 meses contados da ligação. A partir do recebimento do benefício, essas pessoas também serão estimuladas a se cadastrar no CadÚnico e se enquadrar nas tarifas Vulnerável ou Social I, ampliando o percentual de desconto.

LEIA MAIS: Rio Tietê: grupo apresenta soluções para ampliar fiscalização de mananciais

“No contexto do novo programa Tarifa Social Paulista, queremos estimular o cadastro no CadÚnico, de forma a termos mais organização e automatização da base de dados, garantindo, assim, mais acesso à tarifa social por quem de fato precisa. Nesse sentido, várias campanhas e comunicados estão sendo feitos para impulsionar essa adesão”, explica a secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

“O objetivo é apoiar essas pessoas que vivem em núcleos informais, favelas, áreas de habitação social, a acessarem os serviços de fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de forma regular, com uma conta acessível ao fim do mês. O que queremos é garantir acesso e dignidade para essas famílias”, enfatiza ela.

Impacto social

A automatização do acesso à Tarifa Social às famílias cadastradas no CadÚnico e as campanhas de cadastramento desenvolvidas garantiram, já com a entrada em vigor do novo contrato de concessão da Sabesp, uma ampliação significativa na base de beneficiários. Na vulnerável, o total de famílias passou de 404.688 para 618.946, um aumento de 214.258, ou 53%. Já a social, cresceu de 577.951 para 594.292 famílias, alta de 16.341, ou 3%.

A expectativa é de que sejam acrescentadas à base pelo menos 191 mil economias a mais na categoria Social I. Na categoria Social II, a estimativa com base nas áreas mapeadas é de que passem a contar com o desconto pelo menos 124 mil novas economias. Portanto, o total de famílias adicionadas pós-desestatização e com o lançamento da nova Tarifa Social Paulista é de 500 mil, mais de 1,5 milhão de pessoas, um aumento de 50% em relação ao período anterior.

LEIA MAIS: Prefeituras da região de Campinas aderem ao programa UniversalizaSP

Também foi criado, no contexto da Tarifa Social Paulista, um prazo de adaptação para pessoas que, por alguma razão, perderam a elegibilidade ao programa. O objetivo é evitar uma perda brusca e permitir que elas tenham a possibilidade de tentar se reenquadrar ou se adaptar à nova realidade de forma gradual. Durante os três primeiros meses após ser constatada a perda de elegibilidade, o usuário receberá notificação com essa informação, mas nenhuma alteração nos descontos será feita. Depois, serão aplicados descontos progressivos de 50%, por três meses, e 25%, por mais três meses (totalizando 9 meses de transição – 3 de notificação, 3 com desconto de 50 e 3 com 25), para as tarifas Vulnerável e Social I, e de 25%, por três meses, para a tarifa Social II (totalizando 6 meses de transição – 3 de notificação e 3 com desconto de 25).

Com a abertura da consulta pública no dia 20, a expectativa é de que a proposta, já com as contribuições da sociedade, seja deliberadas no Conselho Deliberativo da URAE1- Sudeste em julho. A vigência da nova Tarifa Social Paulista é esperada para o segundo semestre deste ano.

Ligações intradomiciliares

O Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento (Fausp) também está aportando cerca de R$ 30 milhões na realização de ligações intradomicilares de esgoto de 12 mil famílias de baixa renda em 2025, para acelerar as conexões e apoiar o processo de universalização do saneamento no estado de São Paulo. A Sabesp fica encarregada da execução da rede e dos ramais de esgoto externo ao imóvel e a Arsesp fiscaliza a aplicação do recurso e prestação de contas das ligações realizadas

O Fausp foi criado a partir da privatização da Sabesp, em 2024, e recebeu 30% do valor obtido na desestatização, além de seguir recebendo os dividendos pagos pela empresa ao Governo do Estado, que tem 18,3% das ações. Ele conta com um Conselho de Orientação, com cinco membros, sendo eles representantes das secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Parcerias em Investimentos e Fazenda e Planejamento, além de dois designados pelo governador, que precisam comprovar notório saber e experiência nos setores de saneamento básico, infraestrutura ou políticas públicas.

Um dos principais objetivos do Fundo é garantir a modicidade da tarifa para os municípios atendidos pela Sabesp. Com o novo modelo regulatório, a tarifa calculada pela Arsesp ficará sempre abaixo do valor que seria praticado pela Sabesp quando sob controle estatal, com o uso dos recursos do Fausp para viabilizar essa redução.

Leia também

Governo de SP anuncia repasse inédito para ações de assistência social

Cetesb lança ferramenta digital para consulta de pontos de coleta de resíduos no estado de SP

Como funciona o teste do ‘bafômetro’, ferramenta para prevenir mortes no trânsito

SP realiza audiência pública da LOA 2026 na região de Registro

IA vai apoiar professores na correção de tarefas em SP

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Governo de SP anuncia repasse inédito para ações de assistência social

19 de maio de 2025
Governo

Cetesb lança ferramenta digital para consulta de pontos de coleta de resíduos no estado de SP

19 de maio de 2025
Governo

Como funciona o teste do ‘bafômetro’, ferramenta para prevenir mortes no trânsito

19 de maio de 2025
Governo

SP realiza audiência pública da LOA 2026 na região de Registro

19 de maio de 2025
Governo

IA vai apoiar professores na correção de tarefas em SP

19 de maio de 2025
Governo

Governo de SP anuncia mutirão de cirurgias ortopédicas para agilizar filas

19 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe São Paulo