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Governo

Siga Fácil permite pagamento mais rápido de pedágio eletrônico e melhora o trânsito

30 de junho de 2025
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O Governo de São Paulo lançou a plataforma Siga Fácil para o cidadão que utiliza as rodovias consultar informações sobre pedágio eletrônico no estado e pagar débitos de veículos sem tag. Em entrevista ao programa SP em 3, 2, 1 da Agência SP no Youtube, a diretora da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Raquel Carneiro, explicou o funcionamento da Siga Fácil e destacou os benefícios do pedágio eletrônico para os motoristas.

Contents
Como pagar o pedágio eletrônico em São Paulo?Como funciona o pedágio eletrônico em São Paulo?SP em 3, 2, 1

A plataforma Siga Fácil pode ser acessada por meio do site www.sigafacil.sp.gov.br. Lá, o motorista encontra informações sobre a localização dos três pontos com pedágio eletrônico no estado: na SP-333, tanto em Jaboticabal quanto em Itápolis, e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios. Além disso, com a plataforma, o condutor consegue tirar as principais dúvidas sobre a ferramenta.

“É uma ferramenta que o Estado de São Paulo criou para tornar o pedágio eletrônico uma tecnologia simples para o usuário e com uma comunicação clara e objetiva”, explica Raquel Carneiro.

Como pagar o pedágio eletrônico em São Paulo?

Com o sistema Siga Fácil, o motorista não precisa mais parar em praças para o pagamento de pedágio, o que garante mais fluidez no trânsito. Para isso, os veículos precisam ter uma tag para que a cobrança seja feita automaticamente.

Pórtico do pedágio eletrônico instalado em rodovia de São Paulo. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Caso o veículo não tenha tag, o usuário da rodovia poderá fazer o pagamento por conta própria no site das concessionárias das rodovias. O prazo para o pagamento do pedágio eletrônico é de 30 dias, segundo resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Como funciona o pedágio eletrônico em São Paulo?

O pedágio eletrônico traz uma série de benefícios para o usuário de rodovias. Além de maior fluidez no trânsito, o modelo também oferece um impacto ambiental menor em áreas das rodovias. Por exemplo, sem a praça de pedágio, há menos intervenções na via e não há necessidade de supressão vegetal. “Esse pedágio eletrônico é uma estrutura muito simples e pode ser colocado em qualquer ponto da rodovia”, explica Raquel.

Outro benefício é uma cobrança mais justa do pedágio. Isso porque o cálculo do preço do pedágio é feito sobre a distância que ele cobre. Então, se houver uma distância de 100 quilômetros entre duas praças, e a tarifa é de R$ 0,16, o preço do pedágio será R$ 16. Com o pedágio eletrônico, é possível ter mais praças nesse caminho e fragmentar o valor. Assim, o motorista paga apenas pelo trecho que percorreu na rodovia.

“Ou seja, antes havia praças de pedágio que abrangiam trechos muito grandes de rodovia e com tarifas maiores. Com o pedágio eletrônico, é possível colocar diversos pórticos com tarifas módicas para os usuários”, diz Raquel.

SP em 3, 2, 1

O SP em 3, 2, 1 é um programa da Agência SP que traz entrevistas curtas sobre temas relevantes para a população de São Paulo. Integrantes do Governo de São Paulo respondem toda semana três perguntas sobre assuntos variados, sempre pensando em levar informações de forma fácil e direta. Os episódios são publicados no Youtube oficial do Governo de São Paulo.

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