As Polícias Civil e Militar ampliaram o esquema de segurança para receber a segunda edição de um jogo da liga nacional de futebol americano (NFL) realizado no Brasil. São Paulo será palco novamente da competição, que acontecerá na sexta-feira (5), na Neo Química Arena, na Zona Leste da capital.
Para garantir a segurança dos atletas, a Divisão Especializada de Atendimento ao Turista (Deatur) realiza um trabalho preventivo junto aos hotéis onde estarão hospedados os times, familiares, staff e imprensa, mantendo contato por meio de fórum e ronda hoteleira. Além disso, os plantões das delegacias serão reforçados nos aeroportos para a chegada de turistas e torcedores.
LEIA MAIS: NFL: Metrô e CPTM funcionarão 24 horas para atender torcedores
A Deatur também comandará a atuação da Polícia Civil dentro do estádio. Uma delegacia será instalada na parte interna da arena para atender todo e qualquer tipo de ocorrência, com agentes fluentes em inglês e espanhol, além de policiais mulheres para oferecer suporte e acolhimento às vítimas em casos de possíveis crimes.
Já no policiamento preventivo especializado na área externa, o Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) atuará com foco nos furtos e roubos de celulares e outros crimes patrimoniais. Haverá ainda o uso de drones e apoio do Serviço Aerotático (SAT) para dar suporte às equipes em solo nos horários de maior concentração de público.
LEIA MAIS: Metrô e CPTM vão funcionar 24h para atender o público do The Town 2025
Polícia Militar
A PM vai reforçar o efetivo nas imediações do evento, com apoio de unidades especializadas. Todas as unidades subordinadas ao Comando de Policiamento de Choque (CPChq) vão garantir a segurança dos participantes e torcedores, ampliando a capacidade de resposta e monitoramento da área.
Além de ampliar o policiamento das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Controle de Multidões, Canil, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e Cavalaria, o CPChq apoiará a operacionalização do Dronegun, que será usado para prevenir e repelir aproximação indevida de aeronaves não tripuladas.