A Polícia Militar ampliou o esquema de segurança para a comemoração dos 203 anos da Independência do Brasil no domingo (7), na Passarela Cultural do Anhembi, na zona norte de São Paulo. O tradicional desfile cívico-militar reunirá as Forças Armadas, Polícias Civil e Militar, demais forças de segurança e representantes da sociedade civil.
Além de integrar o desfile com tropas especializadas, escolas de formação, Cavalaria e Corpo de Bombeiros, a PM atuará de forma ostensiva e preventiva para garantir a tranquilidade do público e a ordem durante toda a cerimônia.
LEIA MAIS: PM de SP recebe 38 viaturas para reforçar segurança na região de Sorocaba
O planejamento prevê policiamento nas arquibancadas, camarotes e áreas de concentração, além de varreduras prévias em pontos estratégicos como o palanque oficial. O controle de acesso do público e a segurança viária ficarão sob responsabilidade conjunta da PM e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) com bloqueios e orientações para garantir a fluidez no entorno do Anhembi.
O esquema também conta com apoio aéreo e tecnológico. Drones e aeronaves farão o monitoramento em tempo real, transmitindo imagens para os centros de controle, enquanto equipes do Corpo de Bombeiros estarão de prontidão para atendimento médico e resgate, com ambulâncias posicionadas no local.
Para a segurança dos participantes e do público em geral, a Polícia Civil também escalou agentes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra) para atuar em caso de necessidade. As delegacias que atendem a região terão o policiamento reforçado para registro de ocorrências e assegurar os procedimentos de Polícia Judiciária.
LEIA MAIS: Inscrições para 2,2 mil vagas de soldados da PM começam na segunda-feira (8)