A Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), realiza na manhã desta terça-feira (9) a Operação Guardião Fantasma com o objetivo de coibir e combater o golpe da zona azul no centro da capital paulista.
LEIA TAMBÉM: Muralha Paulista inicia nova fase de cadastro de câmeras de pessoas físicas e jurídicas em todo o estado
Os golpistas se passam por pessoas autorizadas a comercializar o Cartão Azul Digital (CAD), que é o sistema oficial de pagamento do estacionamento rotativo em São Paulo, a zona azul. Ele substituiu os antigos talões de papel e hoje funciona de forma digital.
Com a fraude, as vítimas acabavam comprando cartões falsificados e, durante a fiscalização digital, eram autuadas por estarem irregulares. A infração é considerada grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Nos últimos meses, cerca de 20 pessoas estão sendo monitoradas por suspeita de envolvimento nesse tipo de crime. As equipes identificaram e mapearam os pontos onde o golpe costuma ser aplicado. Os agentes estarão posicionados em locais estratégicos para autuar os responsáveis e proteger possíveis vítimas.