Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe São Paulo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe São PauloInforme São Paulo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Museu do Ipiranga destaca letreiros e azulejos como parte do patrimônio cultural brasileiro

4 de maio de 2025
Compartilhar

O Museu do Ipiranga promove no dia 10 de maio a segunda edição do encontro Mensagens do Tempo Presente: Escritas e Imagens como Patrimônio Cultural. Com atividades gratuitas ao longo do dia, o evento se dedica à troca de saberes e à valorização de elementos escritos e visuais do cotidiano, tais como os painéis de azulejos que resistem ao tempo e os letreiros de comércios desenhados à mão. Neste ano, serão apresentados estudos e projetos que abordam as histórias visuais de ruas, fachadas e vitrines do País, compreendendo-as como registros do presente e, ao mesmo tempo, patrimônios culturais.

Para conduzir esta discussão, Douglas Nascimento e Filipe Grimaldi participarão de um bate-papo, seguido de oficinas sobre expressões visuais que enriquecem a paisagem urbana de São Paulo. São imagens capazes de refletir valores, afetos e aspirações de uma sociedade, carregando diferentes marcas de suas culturas.

A programação se inicia às 10h, com uma mesa formada pelos dois convidados que apresentarão suas pesquisas e trabalhos no campo das artes visuais. Douglas Nascimento falará sobre o papel dos painéis de azulejos ilustrados, antes muito comuns, nas casas e edifícios de São Paulo. Em seguida, Grimaldi exibirá o trabalho que desenvolve sobre os diferentes tipos de caligrafias empregados em cartazes comerciais. O designer é conhecido nas redes sociais pela expressão “chora, fotoxópi!”, bordão que criou ao comentar vídeos de produção manual de artistas brasileiros. A frase enaltece a manualidade dos processos artísticos, diferenciando-a dos processos digitais.

À tarde, os palestrantes convidam o público para duas atividades práticas. Douglas Nascimento guiará os participantes por um percurso no entorno do museu para observar construções que mantém seus painéis de azulejos, e Filipe Grimaldi promoverá uma oficina de pintura de letra popular.

Confira a programação completa:

10h | Bate-papo com Filipe Grimaldi e Douglas NascimentoAzulejos ilustrados de diferentes origens, autorias e temáticas serão apresentados e comentados por Douglas Nascimento, comunicador, pesquisador e ativista nas áreas de cultura e patrimônio histórico. Em seguida, o artista e designer Filipe Grimaldi abordará os diferentes estilos caligráficos empregados em cartazes comerciais pelo Brasil, feitos por letristas profissionais e amadores chamados de “abridores de letras”. Inscrições on-line gratuitas até 4/5, neste link

14h | Roteiro mediado: Painéis de azulejos no bairro do IpirangaGuiados por Douglas Nascimento, os participantes farão um percurso por ruas próximas ao Parque da Independência, passando por residências e edifícios que ainda preservam painéis de azulejos em suas fachadas. Quantidade de vagas: 20 (seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã)

14h | Oficina: Pintura de Letra PopularCombinando teoria e prática, a oficina introdutória trabalha as técnicas de pintura de letras e composição de letreiros feitos à mão. Ministrada por Filipe Grimaldi, a atividade aborda diferentes estilos caligráficos adotados por letristas populares. Todo o material será fornecido aos participantes. Quantidade de vagas: 20 – seleção por sorteio, realizado durante a programação da manhã

Douglas Nascimento é comunicador, pesquisador e ativista do patrimônio histórico e cultural, nascido no bairro do Belenzinho, em São Paulo. Desde 2009, utiliza as redes sociais para divulgar e democratizar o acesso à história da capital paulista, por meio do projeto São Paulo Antiga, que fundou após atuar no meio editorial e na direção do Museu Histórico da Portuguesa. Seu trabalho influenciou iniciativas semelhantes em diversas cidades do Brasil, e ele também já colaborou com veículos como Veja São Paulo e Folha de S.Paulo.

Filipe Grimaldi é artista, designer e especialista em lettering, com um estilo que mistura referências brasileiras e latino-americanas. À frente do Atelier Sinlogo, é uma das principais referências em pintura de letra popular no País. Além de ensinar a técnica em cursos no Sesc, Grimaldi compartilha seu conhecimento com um público de quase 1 milhão de seguidores, e suas obras estão espalhadas por fachadas, muros e placas por todo o Brasil.

Mensagens do Tempo Presente: Escritas e Imagens como Patrimônio CulturalData: 10 de maio (sábado), a partir das 10h (credenciamento a partir das 9h30, com tolerância de entrada de 15 minutos)Local: Auditório do Museu do IpirangaEndereço: Rua dos Patriotas, 100Classificação: a partir 15 anosAcessibilidade: intérprete de LibrasInscrições gratuitas: até 4/5 neste link e por sorteio no local

Confira mais informações em museudoipiranga.org.br/visite e nas redes sociais Instagram e Facebook

Leia também

Óxidos de ferro em solos de manguezais impulsionam o sequestro de carbono

Bactéria no cultivo do milho aumenta produtividade e reduz custo com fertilizantes nitrogenados

Consumo inadequado de iodo coloca em risco saúde de gestantes e bebês, revela pesquisa

Aplicação de bactérias em sementes reduz efeitos do aquecimento global em plantas, mostra USP

Fundo Social de São Paulo encerra quarto ciclo do programa Caminho da Capacitação com mais de 680 alunos formados

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Óxidos de ferro em solos de manguezais impulsionam o sequestro de carbono

27 de julho de 2025
Governo

Bactéria no cultivo do milho aumenta produtividade e reduz custo com fertilizantes nitrogenados

27 de julho de 2025
Governo

Consumo inadequado de iodo coloca em risco saúde de gestantes e bebês, revela pesquisa

27 de julho de 2025
Governo

Aplicação de bactérias em sementes reduz efeitos do aquecimento global em plantas, mostra USP

27 de julho de 2025
Governo

Fundo Social de São Paulo encerra quarto ciclo do programa Caminho da Capacitação com mais de 680 alunos formados

26 de julho de 2025
Governo

Resistência cerebral à insulina pode ser um dos fatores que ligam epilepsia a Alzheimer

26 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe São Paulo