As rodovias do Lote Litoral Paulista, que integram a malha viária da Baixada Santista, ganharam um novo padrão de segurança e assistência aos usuários com a concessão, iniciada em novembro de 2024 após leilão realizado pelo Governo de São Paulo. O destaque é o atendimento médico emergencial, que funciona 24 horas por dia e o tempo médio de chegada das equipes em torno de 7 minutos.
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A estrutura implantada pela concessionária inclui uma frota de 30 viaturas, composta por oito ambulâncias, seis veículos de inspeção, sete guinchos leves, dois caminhões-pipa, dois veículos para captura de animais, além de guinchos pesados e superpesados. Esse reforço garante mais agilidade também na remoção de veículos das rodovias, que teve o tempo reduzido de 12 minutos e 52 segundos para 10 minutos e 57 segundos.
O motorista André Aparecido da Cunha dos Santos transporta combustível e quase todos os dias percorre o trecho entre Miracatu e Cubatão. O caminhoneiro destaca as melhorias na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, desde que foi concedida. “Um detalhe que eu achei bacana é a sinalização. A rodovia ficou mais limpa e o degrau entre a pista e o acostamento foi reduzido. Para nós, que transitamos com o caminhão pesado, aquilo é um perigo”, afirma.
O sistema de atendimento é complementado pelas oito bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), instaladas em pontos estratégicos das rodovias. Além de oferecer apoio imediato em situações de emergência, os postos também disponibilizam informações e assistência básica a motoristas e pedestres.
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Outro usuário que recebeu apoio foi o professor Jefferson Fisher, atendido pela concessionária durante a madrugada do dia 9, após sua moto quebrar em Mongaguá. “Meia noite, minha moto quebrou e recebi um grande apoio da equipe da CNL que me deixou em um posto”. O motociclista conseguiu chegar à sua casa em segurança, na Praia Grande.
Além da modernização das estradas do Lote Litoral, os trechos receberam também melhorias na sinalização, iluminação e serviços de roçada, e início da implantação de câmeras de monitoramento (CFTV) e conectividade para integrar todo o sistema. O objetivo é garantir uma circulação mais segura e funcional, beneficiando os motoristas e os moradores da Baixada Santista, que utilizam diariamente as rodovias no deslocamento urbano e regional.
Ao todo, 212 quilômetros de rodovias serão contemplados, com investimentos que somam R$ 4,3 bilhões. As intervenções fazem parte de um projeto que prevê a duplicação completa da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP 055), entre Bertioga e Santos e de Peruíbe até Miracatu, além da implantação de 108 quilômetros de vias marginais com iluminação e calçamento. Estão incluídas ainda 27 passagens em desnível, 22 quilômetros de acostamentos, novas ciclovias e passarelas.
Também passarão por melhorias as rodovias Professor Alfredo Rolim de Moura (SP-088) e Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro (SP-098), além da integração com a Rodovia Dom Pedro I (SP-065) e com a futura duplicação do trecho Bertioga–Santos.
A cobrança eletrônica, por meio do sistema Siga Fácil, entra em operação após a entrega de melhorias, fiscalizadas pela Artesp, nas rodovias concedidas. Entre Praia Grande e Peruíbe, os pórticos de cobrança estão condicionados à conclusão das marginais, que serão gratuitas e contarão com calçamento, sinalização e iluminação completa a partir de 2027. Até lá, moradores da região do Litoral Sul terão total isenção.
Siga Fácil
Siga Fácil é o sistema do Governo de São Paulo que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, identificando veículos por placas ou tags, tornando o processo mais rápido, mais eficiente e com justiça tarifária. Ou seja, com o Siga Fácil, o motorista paga apenas pelo trecho percorrido. Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas e reduz acidentes. O sistema será implantado gradualmente nos projetos de concessão mais recentes, como o Novo Litoral Paulista, a Nova Raposo e a Rota Sorocabana, além dos contratos já existentes. O site sigafacil.sp.gov.br traz o mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.