O The Town, um dos maiores festivais de música do país, colocará em prática as estratégias de combate à violência contra a mulher previstas no protocolo Não se Cale, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que acabou de completar 2 anos e já capacitou mais de 100 mil pessoas em seu curso online de combate e acolhimento diante de situações de assédio e violência contra a mulher.
Sob a coordenação da Secretaria de Políticas para a Mulher, serão apresentadas as normas estaduais para que os colaboradores do festival conheçam as medidas a serem aplicadas nos cinco dias de programação. Todos os profissionais – limpeza, recepção, staff – receberão as informações pela SP Mulher, que será responsável pelas estratégias de apoio a eventuais vítimas, incluindo salas para atendimento individual. O The Town acontece nos dias 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro, no Autódromo de Interlagos.
LEIA MAIS: Metrô e CPTM vão funcionar 24h para atender o público do The Town 2025
“Levar para um grande festival a capacitação pelo Protocolo Não se Cale é uma medida essencial de prevenção e proteção, em que o encontro de uma política pública com a iniciativa privada amplia a rede de cuidado e torna os espaços culturais mais seguros para todas. Queremos que toda a equipe do evento esteja preparada para identificar sinais de violência, acolher com empatia e encaminhar com segurança as mulheres que precisarem de ajuda”, diz a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.
Ônibus SP Por Todas e tenda de acolhimento
Além de capacitar os profissionais do evento, a SP Mulher contará com uma tenda de acolhimento para oferecer segurança e atendimento ao público, e também levará ao The Town o Ônibus SP Por Todas, para disponibilizar apoio físico, jurídico e psicológico.
Os atendimentos serão realizados das 11h às 3h da madrugada, durante todo o horário do festival. A equipe da SP Mulher estará a postos para dar informações, orientações preventivas, entregar material educativo sobre direitos e serviços disponíveis, além de direcionamento para a rede de proteção do Estado, quando necessário. A tenda e o Ônibus funcionarão como pontos de referência para quem buscar apoio ou quiser saber mais sobre como se proteger em ambientes de grande público.
LEIA MAIS: The Town 2025: linha 9 da ViaMobilidade terá estação reativada para ampliar acesso do público
Não se Cale
O protocolo foi criado pelo Governo de SP e lançado em agosto de 2023 para reforçar as estratégias de proteção das mulheres em locais privados e públicos, padronizando formas de acolhimento e suporte. Acesse: https://www.mulher.sp.gov.br/sec_mulheres/nao_se_cale para saber mais.
SP Por Todas
São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.