O governador em exercício Felicio Ramuth visitou nesta quarta-feira (14), em Campinas, o projeto de implantação do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS). A iniciativa se baseia na instalação de um distrito de inovação com foco nas metas da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas). Durante a agenda, Felicio também esteve em outros dois polos dedicados à pesquisa científica no município, o CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) e o Instituto Eldorado.
“Campinas é exemplo em inovação, ciência e tecnologia em São Paulo e é um orgulho para o Estado e para todo o Brasil. O Governo do Estado está presente no apoio a estes institutos, instituições e às universidades da região”, afirmou o governador em exercício.
A visita contou com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; do reitor da Unicamp, Paulo César Montagner; do reitor da PUC Campinas, Germano Rigacci Júnior; e da secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi, além de demais representantes das instituições visitadas.
O HIDS pretende gerar soluções sustentáveis em áreas estratégicas como saúde, transição energética, agronegócio e tecnologias da informação, potencializando a região e o estado de São Paulo como referências em inovação para a sustentabilidade. A iniciativa terá 11,5 milhões de metros quadrados, dos quais 1,6 milhão de metros quadrados é de propriedade da Unicamp.
A área que pertence à universidade, chamada de HIDS Unicamp, seguirá o conceito de laboratórios vivos, com: centros de pesquisa, laboratórios de empresas, áreas de P&D de empresas de base tecnológica e espaços de interação comunitária.
O projeto conta com apoio do Governo de São Paulo, da Prefeitura de Campinas e com a participação de instituições de pesquisa como Unicamp, PUCCampinas, Facamp, CNPEM, a Embrapa e o CPQD, além de empresas privadas.
Mais pesquisa em Campinas
Durante visita ao CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), o governador em exercício conheceu o acelerador de partículas Sirius, maior equipamento científico já construído no país.
Desenvolvido por pesquisadores e engenheiros do CNPEM, em parceria com a indústria nacional, o acelerador de elétrons produz a luz síncrotron, utilizada na investigação de composição e estrutura dos mais diversos materiais, com aplicações em praticamente todas as áreas do conhecimento.
Felicio também visitou as obras do projeto Orion, complexo laboratorial para pesquisas avançadas em patógenos, composto por instalações de máxima contenção biológica (NB4) inéditas na América Latina, sendo as primeiras do mundo conectadas a uma fonte de luz síncrotron, o Sirius.
A agenda foi finalizada durante tour técnico pelo Instituto Eldorado, que se dedica a iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e inovação e é referência em soluções tecnológicas para saúde, energia, agro e indústria, entre outros setores.