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Governo

Entenda o cronograma de obras e melhorias do Lote Litoral em estradas na Baixada

13 de agosto de 2025
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O Lote Litoral Paulista vai modernizar 212 quilômetros de rodovias na Baixada Santista com um investimento previsto de R$ 4,3 bilhões. As obras incluem duplicações, novas marginais, ciclovias, passarelas, recuperação do pavimento e reforço na sinalização, além de tecnologias que aumentam a segurança, como câmeras e bases de atendimento 24 horas. 

Contents
Linha do tempoO que acontece em cada cidadeBertiogaSantosPraia GrandeMongaguáItanhaémPeruíbeSiga Fácil

Os investimentos são acompanhados e fiscalizados pela Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo). As rodovias que cortam a Baixada Santista, Alto Tietê e o Vale do Ribeira já contam com a aplicação de 17,3 mil toneladas de pavimento para a reparação de trechos críticos. Além disso, a concessionária Novo Litoral também trabalha na instalação de oito novas bases operacionais de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com atendimento 24h.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP avança com melhorias no litoral paulista e já recupera 34 km de faixas por meio da concessão

As rodovias SP-055 (Padre Manoel da Nóbrega), SP-098 (Mogi–Bertioga) e SP-088 passam por um cronograma de melhorias iniciais para dar mais fluidez, segurança e atendimento ao usuário. A cobrança eletrônica, por meio do sistema Siga Fácil, entra em operação junto a esse pacote e os recursos ajudam a viabilizar as melhorias previstas em contrato. Veja o cronograma das obras:

Linha do tempo

  • 2025 – Bases de atendimento ao usuário e início da instalação dos pórticos. Serão oito bases do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). O serviço inclui monitoramento 24 horas das rodovias, ambulância com médico, guincho e cerca de 34 km de faixas em rodovias que cortam a Baixada Santista, o Alto Tietê e o Vale do Ribeira.
  • 2026–2027 – Primeira leva de marginais em áreas urbanas de Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe, adequação/implantação de passarelas, ciclovias e melhorias em pontos/baias de ônibus na SP-055.
  • 2027 – Retornos em desnível (“diamantes”) para cruzamentos mais seguros na SP-055.
  • 2028–2029 – Passagens inferiores para pedestres/veículos e alargamento de pontes/viadutos; obra da ponte sobre o Rio Guacá (SP-098).
  • 2030 – Na Serra da Mogi–Bertioga (SP-098), obras de faixas adicionais, rampas de escape e baias.
Rodovias têm nova pavimentação. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O que acontece em cada cidade

Bertioga

  • Mais fluidez e menor tempo de deslocamento: obras de duplicação e marginais nos trechos urbanos da SP-055.
  • Segurança: novas passarelas/adequações e retornos em desnível para reduzir cruzamentos perigosos.
  • Mobilidade ativa: ciclovias ao longo da rodovia.
  • Quando? Primeiras entregas entre 2026 e 2027; duplicações seguem até 2032.

Santos

  • Capacidade: duplicação em trechos da SP-055.
  • Conexões mais seguras: retornos em desnível e ajustes para pedestres.
  • Bicicleta: trechos de ciclovia.
  • Quando? Obras urbanas até 2027/2029; duplicações por etapas até 2032.

Praia Grande

  • Segurança: retornos em desnível e passarelas novas/adequadas.
  • Fluxo local: marginais para separar tráfego de passagem do tráfego urbano.
  • Quando? Pacote principal entre 2026 e 2027; complementos seguem conforme cronograma.

Mongaguá

  • Fluxo urbano: marginais em frentes contínuas.
  • Segurança: retornos em desnível, passarelas e passagens inferiores.
  • Quando? Marginais e passarelas até 2027; passagens inferiores até 2029.

Itanhaém

  • Marginais nos pontos mais movimentados da SP-055.
  • Travessias mais seguras: passarelas e passagens inferiores.
  • Ciclovias em sequência ao longo do município.
  • Quando? Entregas entre 2026 e 2029 (marginais/passarelas/ciclovias) e obras pontuais até 2029.

Peruíbe

  • Duplicação em trechos-chave.
  • Marginais e passagens inferiores para organizar o trânsito local. “Quem vai de Peruíbe a Praia Grande não vai pagar pedágio. As marginais, com duas faixas de cada lado, vão sustentar todo o tráfego local. Só depois que essas marginais estiverem prontas, esse trecho da Padre Manoel da Nóbrega vai ser tarifado”, explica Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.
  • Ciclovia e melhorias no acesso SPA-344/055 (rotatória/dispositivo e obra de arte).
  • Quando? Pacote urbano até 2027/2029; duplicação por etapas até 2032.

LEIA TAMBÉM: 10 perguntas e respostas sobre o Siga Fácil, o sistema de pórticos eletrônicos nas rodovias de SP

Siga Fácil

Siga Fácil é o sistema do Governo de São Paulo que substitui as praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes, identificando veículos por placas ou tags. Supervisionado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), ele elimina filas, aumenta a segurança viária e, nas concessões firmadas a partir de 2024, cobra proporcionalmente ao trecho percorrido. O site sigafacil.sp.gov.br traz mapa de pórticos, formas de pagamento e canais de atendimento.

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