Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe São Paulo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe São PauloInforme São Paulo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Em nova campanha, Detran-SP convida sociedade a repensar senso de urgência para reduzir mortes no trânsito

21 de maio de 2025
Compartilhar

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) iniciou uma campanha com vídeos para a campanha Maio Amarelo, mês marcado pelo movimento internacional em defesa da vida no trânsito. O mote é “O importante é chegar. Respeite os limites de velocidade. Se não por você, por quem você ama”.

A mensagem que o Detran-SP quer passar para reduzir a mortalidade do trânsito, que tem como principal causa o excesso de velocidade, é clara: a pressa na direção pode custar vidas.

O objetivo é estender a campanha por meio de outros programas e ações ao longo de todo o ano.

LEIA TAMBÉM: Maio Amarelo: acidentes de trânsito já custaram mais de R$ 130 milhões em internações e consultas

“Sabemos que a velocidade, tema do Maio Amarelo 2025, é o maior fator de risco no trânsito, mas queríamos mostrar isso sem recair em um lugar-comum. Procuramos nesta campanha um olhar mais humano, menos estatístico. Queríamos tocar as pessoas para, ao causar emoção, provocar também reflexão”, disse o presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, no lançamento oficial para autoridades e jornalistas. Aggio contou uma cena que viveu e que ainda carrega com ele. “Já presenciei muitos acidentes e, em um deles, ouvi as últimas palavras de um homem. Ele me pediu para dizer ao filho que o amava. Esta campanha me toca de modo pessoal.”

As duas primeiras peças que começam a ser veiculadas são dirigidas aos motociclistas e aos pedestres, grupos que reúnem o maior número de vítimas no trânsito. A campanha será transmitida na televisão, internet, rádio e mobiliário urbano em estradas e áreas de forte movimento.

LEIA TAMBÉM: Como funciona o teste do ‘bafômetro’, ferramenta para prevenir mortes no trânsito

A campanha será reforçada por ações nas ruas, já em curso. O Detran-SP abriu o Maio Amarelo com uma iniciativa em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que pôs os participantes em um simulador de velocidade para sentir os efeitos de uma colisão a 5 km/h — e projetar os danos em velocidades maiores. Outra ação é o Pit Stop Educativo para Motociclistas, Motofretistas e Entregadores que tem a participação do Detran-SP, realizado no Centro Esportivo Tietê, também na capital, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). A iniciativa impactou diretamente 2.730 motociclistas, os mais vulneráveis no trânsito.

No lançamento da campanha, Aggio lembrou outros meios pelos quais o Detran-SP garante a efetividade de suas campanhas, como o Respeito à Vida, programa em que recursos do Fundo de Multas são destinados a melhorias na infraestrutura de municípios, a recém-criada Diretoria de Segurança Viária e o Sistema Estadual de Trânsito (Sistran-SP), órgão colegiado que congrega secretarias estaduais e municipais, prefeituras e outros órgãos em torno de soluções para o trânsito. “Sabemos que 20% dos condutores respondem por 80% das infrações. Suspender e cassar a CNH é um caminho para inibir maus motoristas”, disse Aggio reforçando a importância da fiscalização.

LEIA TAMBÉM: Com mais fiscalização, multas por dirigir alcoolizado aumentam 83,8%

A educação, com apoio sobretudo de autoescolas, entre os mais de 70.000 credenciados ao Detran-SP, é mais uma frente. “O Detran-SP é responsável por formar mais de 1 milhão de condutores, que precisam ter percepção de respeito, integridade e ética. Temos de trabalhar em cooperação com todos”, disse o presidente do Detran-SP, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD).

Frederico Arantes, presidente do Sistran e do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo (Cetran-SP), comentou os dados do último Atlas da Violência, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), que mostra um aumento de mortes no trânsito. Em 2023, o país registrou 34.881 mortes no transporte terrestre, 2,9% a mais que em 2022. O índice de mortes por 100 mil habitantes subiu de 15,8 para 16,2. “Temos de agir em conjunto. O Sistran terá um momento de convergência com os municípios, com as mais de noventa adesões de prefeituras que recebeu”, comentou.

LEIA TAMBÉM: Maio Amarelo: veja as ações do Governo de São Paulo para promover segurança no trânsito

Leia também

Leilão do Túnel Santos-Guarujá será realizado em setembro com aprimoramentos no modelo de concessão

354 alunos de Etecs e Fatecs viajam pelo Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza

Polícias Civil e Militar ampliam efetivos para edição da Virada Cultural em SP

Governo de SP envia à Alesp projeto de lei para valorização das carreiras dos servidores da área social

Governo de São Paulo amplia ações do Radar Anticorrupção

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Leilão do Túnel Santos-Guarujá será realizado em setembro com aprimoramentos no modelo de concessão

21 de maio de 2025
Governo

354 alunos de Etecs e Fatecs viajam pelo Intercâmbio Cultural do Centro Paula Souza

21 de maio de 2025
Governo

Polícias Civil e Militar ampliam efetivos para edição da Virada Cultural em SP

21 de maio de 2025
Governo

Governo de SP envia à Alesp projeto de lei para valorização das carreiras dos servidores da área social

21 de maio de 2025
Governo

Governo de São Paulo amplia ações do Radar Anticorrupção

21 de maio de 2025
Governo

Jogos da Melhor Idade: Barretos recebe quarta etapa da fase regional

21 de maio de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe São Paulo