O recesso escolar começa nesta quinta-feira (3) e os alunos com notas menores de cinco no primeiro e segundo bimestres devem estar atentos à recomposição da média. Neste ano, a recuperação será aplicada nos dias 6 e 7 de agosto e direcionada a classes a partir do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. A iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) teve início no ano letivo de 2024 e também é adotada ao fim do segundo semestre em todas as disciplinas do Currículo Paulista de acordo com o ano/série.
LEIA TAMBÉM: Governo de SP endurece regras para conter faltas injustificadas de professores
Antes das provas, as escolas devem organizar um período de aulas com foco nos temas de maior dificuldade dos estudantes. Desta vez, as atividades de reforço e aprofundamento estão agendadas na volta das férias, entre 23 de julho e 5 de agosto.
As avaliações de recuperação vão substituir a menor nota entre os dois primeiros bimestres do ano letivo. Por isso, todos os estudantes dos anos e séries avaliados, mesmo com notas acima de cinco, poderão participar e serão beneficiados com a revisão e atualizações do boletim escolar.
As provas serão aplicadas durante o horário de aulas. As escolas têm autonomia para decidir os dias das provas de cada disciplina – no dia 6 ou 7. Caso haja necessidade, a Seduc-SP definiu para 8 de agosto a repescagem da recuperação.
“A recuperação é um momento importante no percurso dos nossos estudantes e é ofertada como uma nova chance àqueles que enfrentaram dificuldades. As aulas preparatórias permitem que sejam retomados conteúdos essenciais, tirem dúvidas e se sintam mais seguros para seguir aprendendo. Para os professores também é uma oportunidade de olhar com atenção para as necessidades da turma e ajustar as práticas para o segundo semestre letivo de 2025”, explica o coordenador de avaliações da Secretaria da Educação, João Pinhata.
LEIA TAMBÉM: Mais de 53% dos estudantes que entraram na USP fizeram o Ensino Médio em escola pública
Resultados de 2024
No último ano letivo, 297,5 mil alunos do 5º ano à 3ª série melhoraram notas na recuperação do 1º semestre. A disciplina com melhor índice de acertos nas provas foi a de geografia, seguida por sociologia. No total, 857 mil estudantes participaram das provas de recuperação. Desses, 34,7% dos estudantes avaliados garantiram a melhor nota em ao menos uma disciplina entre todas as do Currículo Paulista.