Uma cerimônia no Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (Inova USP), na Cidade Universitária, zona oeste de São Paulo, marcou o lançamento da sala de representação do Distrito de Inovação da capital paulista na semana. O distrito é um ambiente de troca de experiências e trabalho conjunto entre universidades, empresas, institutos de pesquisa, instituições de fomento, startups e outros órgãos para impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia na cidade. Esse é o primeiro espaço físico de relações institucionais da instituição.
André Aquino, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Estado, celebrou a inauguração, destacando que é um projeto acalentado desde a criação do conceito do distrito, cujo protocolo de intenções foi assinado no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista, no ano passado. “Trabalhamos em mais de uma iniciativa de distritos de inovação. São pelo menos quatro no Estado. Já estamos operando como distrito há algum tempo aqui em São Paulo e é bom lembrar que ele é feito principalmente de pessoas, não de prédios”, destacou.
O Distrito de Inovação na capital conta com a participação de grandes nomes da inovação paulista, como USP, IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) e Instituto Butantan. A iniciativa traz como parceiros também a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que apoia o trabalho de pesquisadores dessas instituições, e a Prefeitura de São Paulo, que assinou o documento em conjunto com os demais fundadores e participa de várias etapas, do projeto à implantação.
“Essa ideia do distrito se consolidou em um momento difícil do país, durante a propagação do vírus da Covid-19, que nos ensinou a importância do trabalho colaborativo. Em parceria, conseguimos em um prazo curto resultados que demorariam muitos anos”, disse o secretário da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado, Vahan Agopyan. A secretaria tem como órgãos vinculados o IPT, a USP e as outras instituições que formam o distrito.
No local, o Sebrae-SP – parceiro em outras ações da SCTI – também inaugurou mais uma unidade do Sebrae Aqui, a USP Butantã, que tem como foco a inovação com o objetivo de reforçar as ações de desenvolvimento da cultura de startups e do fomento ao empreendedorismo inovador no ambiente universitário.
Na cerimônia do dia 14 também compareceram representantes da diplomacia de diversos países; o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior; o diretor-superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa; o coordenador da Agência USP de Inovação, Luiz Henrique Catalani; e outras representações dos órgãos envolvidos.