Uma operação de fiscalização de dois dias por quatro cidades da região de Bauru terminou com oito desmontes lacrados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). As ações foram realizadas nos dias 29 e 30 de abril nas cidades de Pederneiras, Ourinhos, Agudos e no próprio município de Bauru. A fiscalização de desmontes tem o duplo objetivo de garantir que autopeças confiáveis sejam vendidas, para que veículos trafeguem em segurança, e coibir o comércio ilegal das chamadas peças de sangue, que têm origem em furtos, roubos ou outros crimes.
No primeiro dia, a ação se concentrou em Ourinhos, que teve dois dos sete estabelecimentos visitados interditados. A venda de peças sem rastreabilidade e a de itens de segurança foram as irregularidades mais identificadas na cidade, distante 124 km de Bauru. Todos os sete desmontes apresentaram algum tipo de infração e foram autuados. O Detran-SP, vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), teve apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil.
No segundo dia, a fiscalização passou por Agudos, Pederneiras e por Bauru, com seis desmontes lacrados e sete autuados entre dez endereços visitados. As principais irregularidades encontradas foram peças sem origem comprovada e sem rastreabilidade e locais em funcionamento sem autorização do Detran-SP. Em Pederneiras, foram localizados dois veículos dublês – quando um veículo assume a identidade do outro, ao clonar sua placa, por exemplo. A clonagem de veículos, que envolve a adulteração dos sinais de identificação como placa e chassi, é considerada crime conforme o artigo 311 do Código de Processo Civil. Em apoio ao Detran-SP, a Polícia Militar interveio e a ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia Civil em Pederneiras. Lá, foi registrado um Boletim de Ocorrência e um suspeito foi preso em flagrante delito. Ao todo, foram registradas 13 infrações na quarta-feira.
Os estabelecimentos autuados agora responderão por processo administrativo junto ao Detran-SP, que pode levar a sanções como aplicação de multas, suspensão e até mesmo cassação do credenciamento.
“Com essas ações, mais uma vez reiteramos nosso compromisso com a transparência e o rigor na fiscalização, garantindo segurança e qualidade nos serviços prestados ao cidadão”, afirma Alex Gomes, superintendente do Detran-SP em Bauru.