Está aberto o edital para o Clipe da Quebrada, projeto que seleciona artistas e produtoras audiovisuais das periferias paulistas – da capital, litoral e interior – e as premia com a viabilização de produções de videoclipes, que são a porta de entrada do mercado audiovisual para músicos, produtoras e artistas. A iniciativa, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, é fruto da parceria entre três organizações sociais: Associação Paulista dos Amigos da Arte, Catavento Cultural e Educacional e Poiesis Gestão Cultural.
O edital fica disponível até 31 de outubro. O valor de apoio para cada um desses videoclipes é de até R$ 5.000,00. Para saber os detalhes do edital e realizar a inscrição, basta acessar https://amigosdaarte.org.br/editais_/edital-08-2025-clipe-da-quebrada/.
O projeto selecionará artistas que tenham faixas gravadas nos estúdios das Fábricas de Cultura — equipamentos culturais geridos pela Catavento e pela Poiesis —, independentemente do estilo musical. Esses artistas serão conectados a produtoras audiovisuais que atuam nas periferias dos municípios paulistas para a produção de videoclipes.
Em 2024 ocorreu a primeira edição do projeto. Apadrinhado por KondZilla, o Clipe da Quebrada atendeu artistas e produtoras da cidade de São Paulo, Diadema, Iguape, Osasco, São Bernardo do Campo e Santos.