O Fundo Social de São Paulo inicia as aulas do Caminho da Capacitação nesta segunda-feira (26). A iniciativa oferece cursos gratuitos de qualificação profissional em carretas adaptadas. A região de Campinas será a primeira a receber a iniciativa, que vai percorrer nove municípios, levando formação prática e teórica para a população de baixa renda.
O programa é parte dos esforços do governo no combate à pobreza e está inserido no Superação SP, ação integrada que visa tirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026. As primeiras aulas começam às 8h desta segunda, e as carretas permanecerão por 15 dias em cada cidade, conforme cronograma regional.
A circulação das carretas é organizada em ciclos regionais. Neste primeiro ciclo, os municípios atendidos são: Cabreúva, Capivari, Elias Fausto, Indaiatuba, Itupeva, Mombuca, Monte Mor, Rafard e Rio das Pedras.
LEIA TAMBÉM: Entenda como funciona o programa do Governo de SP para romper o ciclo de pobreza no estado
Ao todo, o programa terá mais de 40 cursos gratuitos nas áreas de Gastronomia, Beleza e Bem-Estar, Moda, Tecnologia e Inovação, e Indústria. O público-alvo inclui adultos a partir de 18 anos, com prioridade para desempregados, inscritos no CadÚnico e mulheres chefes de família. Alguns cursos também podem ser realizados por jovens a partir de 16 anos.
Sobre as carretas
Cada carreta é adaptada com espaços acessíveis para aulas teóricas e práticas, internet e sistema de reconhecimento facial para controle de presença. A estrutura é montada para cada curso, como cozinhas industriais, estúdios de criação audiovisual e equipamentos de estética e bem-estar.
As aulas são ministradas por profissionais do Centro Paula Souza, com entrega de certificado oficial de conclusão aos alunos que completarem o curso.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.cursofussp.sp.gov.br. As confirmações são realizadas conforme as agendas das carretas.
Para mais informações, acesse o site do Fundo Social de São Paulo: www.fundosocial.sp.gov.br.