Além da volta às aulas, hoje (23) também é dia de conhecer os nomes dos 21.601 estudantes classificados para a 2ª fase da Olimpíada Interpreta SP (Olisp) na região de Bauru. A nova competição da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai testar a competência leitora e habilidades em interpretação de texto de estudantes do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Médio. As provas estão marcadas para os dias 25, 26 e 27 de agosto em todo o Estado.
LEIA TAMBÉM: Fim das férias: mais de 3 milhões de estudantes da rede estadual de SP retornam às aulas nesta quarta-feira (23)
Assim como na Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (Omasp), a proposta é premiar com medalhas — de ouro, prata e bronze — 5% dos estudantes com as melhores notas de todos os municípios paulistas matriculados em escolas de tempo parcial e integral.
Prova online e 20 questões
A prova será no formato on-line e realizada, obrigatoriamente, na mesma unidade de ensino do estudante classificado. Os competidores da Olisp terão ao todo 1h20 para responder 20 questões de múltipla escolha, com única resposta correta, sobre compreensão de diferentes linguagens e gêneros textuais. O nível de dificuldade de cada item varia de acordo com o ano ou série do aluno.
Para organizar a aplicação, a Seduc-SP definiu três datas de acordo com o nível:
Nível 1 – 27 de agosto – 6º e 7º anosNível 2 – 28 de agosto – 8º e 9º anos
Nível 3 – 29 de agosto – 1ª, 2ª e 3ª séries
Os estudantes serão classificados por município ou região (no caso de São Paulo, Guarulhos e Campinas). Além dos alunos, professores, escolas e diretorias também serão premiadas. O “troféu olímpico” será entregue às diretorias regionais de ensino que atingirem 90% ou mais de participação de alunos. O regulamento completo está disponível no site www.olimpiadassp.educacao.sp.gov.br/olisp/.