O guia britânico Time Out elabora listas e recomendações sobre onde comer, beber, passear e se divertir ao redor do mundo, com conteúdo produzido por críticos e editores locais que destacam eventos culturais, gastronomia e vida noturna. Nesta quarta-feira, 24, a publicação divulgou os 39 bairros mais “cool” do planeta em 2025, onde a Barra Funda figura na 3ª posição. E no coração dessa região singular e de intensa agenda cultural está o Theatro São Pedro, equipamento cultural da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Referência na cena lírica e na música de concerto, assim como em espetáculos que mesclam música, cinema e dança, além de demais projetos artísticos de excelência, o Theatro São Pedro é conhecido por oferecer um clima intimista em suas apresentações. Com capacidade para 636 espectadores, o espaço se insere no bairro com o charme de um teatro de rua, localizado nas esquinas das ruas Barra Funda e Dr. Albuquerque Lins.
Considerado patrimônio histórico e cultural de São Paulo, o Theatro São Pedro tem uma programação que combina tradição e inovação ao longo do ano. Nos próximos meses, o público pode conferir concertos da Banda Jovem do Estado, da Orquestra Tom Jobim e do Coral Jovem do Estado, com repertório popular e erudito, assim como dos grupos artísticos do GURI e do NDC (Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras) da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim.
Estarão no palco do teatro apresentações com a Academia da Ópera de Paris e da temporada de música de câmara, que conta com artistas brasileiros convidados – com destaque para o programa A Ópera Sobe o Morro, uma homenagem à cultura afro-brasileira. Outro evento marcante será o espetáculo Čiurlionis: Lituânia em Sons, Palavras e Cores, que celebra os 150 anos de nascimento do artista lituano Mikalojus Konstantinas Čiurlionis.
Em outubro, podem ser conferidos a ópera Candinho e o espetáculo infantojuvenil Contos de Dinizia: Nossas Histórias, Nossas Canções, uma celebração da música e da memória que convida o público jovem a redescobrir a história do Brasil por meio de suas canções. Além disso, de forma gratuita o público pode assistir ao concerto La Symphonia Botanica, parte da Temporada Brasil-França 2025, com a compositora Michelle Agnes Magalhães e o prestigiado grupo francês L’Itinéraire.
Para fechar o ano, dezembro conta com o Recital de Gala da Academia de Ópera e a Gala Lírica do Theatro São Pedro, que reúne a Orquestra do Theatro São Pedro sob a direção musical de André Dos Santos e participação dos solistas Raquel Paulin, Denise de Freitas, Daniel Umbelino e Vinicius Atique. Acesse o site do Theatro São Pedro e fique por dentro de toda essa programação.