O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), está avançando no programa de concessões rodoviárias com o projeto da Nova Raposo Tavares (SP-270), que prevê R$ 8 bilhões em obras de modernização. A iniciativa vai transformar um dos principais corredores da região metropolitana, ampliando a mobilidade, reduzindo acidentes e oferecendo mais segurança para motoristas e pedestres.
No trecho entre Cotia e São Paulo (km 10,94 ao km 34), sob gestão da Ecovias Raposo Castello, serão construídas marginais contínuas – não pedagiadas, eliminados os semáforos e reorganizados os acessos. Essas intervenções devem melhorar a fluidez do tráfego e reduzir pontos de risco. O sistema de pedágio eletrônico (Siga Fácil) só começará a funcionar após a conclusão das obras, em 2032, assegurando que os usuários recebam primeiro as melhorias iniciais.
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A Raposo Tavares está entre as rodovias com maior índice de acidentes do Estado, com 96 mortes registradas em 2023, segundo o Infosiga. A experiência em rodovias já concedidas demonstra resultados consistentes: redução média de 51% nas mortes e 48% nos acidentes. A expectativa é que a Nova Raposo siga essa tendência, salvando vidas e proporcionando mais conforto aos usuários.
Sustentabilidade
Com foco em mobilidade, sustentabilidade e segurança, a Nova Raposo representa uma transformação significativa para um dos principais corredores da região metropolitana — entregando benefícios duradouros para motoristas, pedestres e comunidades.
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Desde o início da concessão, equipes técnicas realizam estudos detalhados sobre a região, considerando aspectos geológicos, ambientais e socioeconômicos. Esses levantamentos, aliados à elaboração do Estudo e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) em análise pela CETESB, vão embasar a definição do traçado final da Nova Raposo. A proposta será apresentada em consulta pública, garantindo transparência e participação da sociedade. O projeto executivo segue em fase de desenvolvimento.