Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe São Paulo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe São PauloInforme São Paulo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Governo de SP avança em obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô

28 de julho de 2025
Compartilhar

O governador Tarcísio de Freitas vistoriou na manhã desta segunda-feira (28) as obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que estão em execução na Zona Sul da capital. A agenda incluiu visitas ao túnel de conexão do Aeroporto de Congonhas com a estação anexa e ainda às estações Washington Luís e Vereador José Diniz.

Contents
Avanços em 20 mesesLigação rápida com CongonhasSistemas de ponta

Desde a retomada das obras da Linha 17-Ouro, em setembro de 2023, o Metrô de São Paulo vem avançando com importantes frentes de trabalho. O empreendimento como um todo (projetos, obras civis, sistemas e trens) teve uma evolução de mais de 22% no período, passando de 61,22% para 83,69 %.  Somente a parte de sistemas (elétricos, eletrônicos, telecomunicação, sinalização etc) avançou mais de 50%.

“No primeiro semestre do ano que vem, a partir de março, começamos a fazer a operação assistida e, no segundo semestre, podemos iniciar a operação comercial para trazer mais conforto e mobilidade para os passageiros da zona sul da capital. Estamos avançando bem e com obras dentro do cronograma”, afirmou o governador.

O governador percorreu o túnel de interligação do aeroporto à estação Congonhas, já concluído, e visitou a estação Washington Luís, onde embarcou no trem e seguiu até a estação Vereador José Diniz. No local, vistoriou os sistemas em implantação, as portas de plataforma e os acabamentos em execução. As atividades em andamento na Linha 17-Ouro envolvem desde infraestrutura civil até sistemas de energia, telecomunicações, trens e equipamentos.

Avanços em 20 meses

Entre as entregas já realizadas a partir da retomada das obras, destacam-se o acabamento no túnel de ligação entre o aeroporto e a estação Congonhas; a instalação de passarelas metálicas nas estações Washington Luís, Campo Belo e Chucri Zaidan; e as coberturas metálicas nas estações Washington Luís, Brooklin Paulista, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.

Outras ações importantes foram a megaoperação de lançamento de uma viga-guia na via elevada sobre a via férrea da Via Mobilidade próximo à Ponte Estaiada; a recomposição de 4,6 km de viário de cada lado da Av. Jornalista Roberto Marinho executada pela Prefeitura-SP; bem como o avanço das obras no Pátio Água Espraiada, concluindo a fabricação e lançamento de 68 vigas pré-moldadas e concretagem de 135 vigas moldadas in loco, totalizando 203.

Ligação rápida com Congonhas

A Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e vai conectar o Aeroporto de Congonhas às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda da Via Mobilidade. A operação está prevista para 2026 e deve beneficiar cerca de 100 mil passageiros por dia. O projeto inclui oito estações com infraestrutura moderna, 14 trens com tecnologia de ponta, portas de plataforma, sistema de condução automática, integração com o transporte metropolitano e soluções sustentáveis como aquecedor solar e reaproveitamento de água da chuva.

As duas primeiras composições já chegaram ao Brasil e estão em fase de comissionamento na via elevada. Outras duas composições estão em trânsito para o Brasil e, as demais seguem em produção na China. Os novos trens são totalmente automatizados, operando no sistema UTO (Unattended Train Operation) e equipados com tecnologia CBTC (controle de trens baseado em telecomunicação), que reduz os intervalos entre as composições e aumenta a eficiência do transporte. 

Uma das principais inovações é a sua autonomia para percorrer até 8km com suas próprias baterias em caso de queda de energia de alta tensão (tração). Com cinco carros e 60,8 metros de comprimento, cada trem terá capacidade para transportar até 616 passageiros, oferecendo conforto com ar-condicionado, iluminação LED e áreas acessíveis.

Sistemas de ponta

A implantação das portas de plataforma também está em andamento nas oito estações, com as estruturas metálicas visíveis em várias delas. A máquina de lavar trem e o para-choque já chegaram ao Brasil e aguardam desembaraço alfandegário. Já o novo veículo de manutenção de via, que chegou em abril, passa por processo de comissionamento.

Os sistemas de alimentação elétrica já foram energizados nas estações Vereador José Diniz e Campo Belo, e os testes de comissionamento seguem em andamento. O fornecimento e instalação de sistemas auxiliares, como ar-condicionado, iluminação e ventilação, também estão em execução.

Implantação de portas estão em andamento nas plataformas. Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Além disso, os sistemas de multimídia, monitoramento eletrônico, transmissão de dados, telecomunicações e controle de acesso começaram a ser implantados nas estações Aeroporto de Congonhas, Vereador José Diniz e Campo Belo e, em breve, chegarão às demais. Também está em curso a instalação de elevadores e escadas rolantes em todas as estações e no pátio.

As próximas etapas incluem a finalização das obras civis, testes de todos os sistemas, paisagismo e compensação ambiental. A conclusão da linha está prevista para 2026, beneficiando mais passageiros por dia com maior conforto, segurança e integração ao sistema metropolitano de transporte.

Leia também

Governo de SP investe R$ 3,1 bilhões em 44 novos trens para o Metrô

Projeto de alunos da rede estadual sobre proteção às abelhas vira lei em São José do Rio Preto

Jogos Regionais 2025 terminam com quase 30 mil atletas e atletismo com maior adesão no estado

Obras do Rodoanel Norte alcançam 51% de execução

Piracicaba recebe a 3ª fase da Regionalização da Saúde

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Governo de SP investe R$ 3,1 bilhões em 44 novos trens para o Metrô

29 de julho de 2025
Governo

Projeto de alunos da rede estadual sobre proteção às abelhas vira lei em São José do Rio Preto

29 de julho de 2025
Governo

Jogos Regionais 2025 terminam com quase 30 mil atletas e atletismo com maior adesão no estado

29 de julho de 2025
Governo

Obras do Rodoanel Norte alcançam 51% de execução

29 de julho de 2025
Governo

Piracicaba recebe a 3ª fase da Regionalização da Saúde

29 de julho de 2025
Governo

Seis grupos de SP levam brasilidades ao festival escocês Fringe, o maior do mundo em artes cênicas

29 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe São Paulo