Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe São Paulo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe São PauloInforme São Paulo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Sensor desenvolvido na USP torna mais barato e acessível o monitoramento de segurança em trens

12 de julho de 2025
Compartilhar

Pesquisadores da Escola Politécnica (Poli) da USP desenvolveram um sensor de baixo custo capaz de monitorar com precisão a segurança de trens de carga e passageiros. O dispositivo, que mede acelerações e estima forças envolvidas no deslocamento ferroviário, pode ser instalado diretamente nos vagões e locomotivas, oferecendo uma alternativa acessível a sistemas tradicionais usados na indústria, que geralmente são caros e de difícil operação.

Contents
MovimentoSistemas de monitoramentoTestes

O equipamento se baseia em sensores micromecânicos – os mesmos utilizados em celulares e veículos – para captar acelerações translacionais e angulares. Conforme explica Roberto Spinola, professor da Poli e coordenador do Laboratório de Dinâmica e Simulação Veicular (LDSV), essas informações contribuem para que seja possível realizar o monitoramento do comportamento do veículo.

LEIA TAMBÉM: Governo de SP abre consulta pública e realiza audiências sobre concessão dos serviços de remoção e guarda de veículos

Movimento

De acordo com o especialista, os dados são processados por um algoritmo de dinâmica inversa, que estima as forças que atuam sobre o trem a partir dos movimentos registrados. O objetivo é avaliar a segurança da operação ferroviária por meio do chamado índice de segurança, que compara as cargas vertical e lateral nas rodas dos trens. Uma carga lateral excessiva, por exemplo, pode provocar o descarrilamento do veículo.

A proposta busca substituir ou complementar o uso do rodeiro instrumentado, um sistema tradicional que instala extensômetros diretamente nas rodas dos trens para medir com exatidão as forças de contato com os trilhos. Apesar de eficiente, o rodeiro é extremamente caro e demanda uma operação complexa, o que restringe seu uso a testes muito específicos.

“Nosso sistema não realiza uma medida direta como o rodeiro, mas produz estimativas com boa qualidade de representação e tem a grande vantagem de ser extremamente barato”, afirma Spinola. Segundo ele, o sensor pode ser instalado em todos os vagões e locomotivas de um trem e funcionar de forma autônoma, alimentado por baterias que garantem vários dias de monitoramento contínuo.

Sistemas de monitoramento

De acordo com o docente, os trens modernos já contam com diversos sensores e sistemas automatizados de controle, como o ABS (sistema de frenagem antitravamento), que mede a rotação das rodas e evita a patinagem. A proposta do grupo da Poli não é substituir essas tecnologias, mas se unir a elas como mais uma camada de segurança, com a vantagem de poder ser implementada em veículos que ainda não contam com monitoramento embarcado.

“É um sistema que circula registrando o desempenho ao longo de muitos quilômetros, permitindo avaliar não apenas o veículo, mas também as condições da via e da operação”, resume Spinola. Com isso, operadores podem prever falhas, ajustar a velocidade de circulação e até planejar intervenções na malha ferroviária de forma mais eficaz.

Testes

Conforme Roberto Spinola, a tecnologia já foi testada em diferentes contextos. A equipe da USP realizou experimentações em trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Vale, empresa responsável por grande parte do transporte ferroviário de cargas no Brasil. Além disso, há negociações em andamento com outras operadoras ferroviárias interessadas na aplicação do dispositivo.

LEIA TAMBÉM: Veja dicas de passeios para aproveitar as férias utilizando os transportes metropolitanos de SP

Segundo o professor, o sensor está totalmente desenvolvido e possui patente registrada pela Universidade de São Paulo. Ele explica que o modelo está pronto para uso em escala comercial em ferrovias e sistemas metroferroviários e, com isso, os trens de carga, de passageiros, de média distância e até Metrôs podem se beneficiar da inovação.

Além da contribuição direta para a segurança, a tecnologia tem potencial para reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência das frotas ferroviárias, especialmente em países como o Brasil, onde há grande extensão de ferrovias e o transporte sobre trilhos é fundamental para o escoamento de cargas. “Os sistemas modernos já são dotados de muitos sistemas de medida e sensores. Então esse é mais um deles, é inédito e contribui efetivamente com a segurança”, destaca o docente.

Leia também

Anti-inflamatório produzido pela USP alivia dores em cães com artrose

Instituto do Câncer de SP abre inscrições para corrida com renda para projetos de assistência e pesquisa

Governo de SP encerra terceiro ciclo do programa Caminho da Capacitação com mais de 680 alunos formados

Mais leves e econômicos: conheça os trens da Linha 6-Laranja fabricados em Taubaté

Microplásticos no cérebro humano podem estar ligados a aumento de transtornos mentais

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Anti-inflamatório produzido pela USP alivia dores em cães com artrose

13 de julho de 2025
Governo

Instituto do Câncer de SP abre inscrições para corrida com renda para projetos de assistência e pesquisa

13 de julho de 2025
Governo

Governo de SP encerra terceiro ciclo do programa Caminho da Capacitação com mais de 680 alunos formados

12 de julho de 2025
Governo

Mais leves e econômicos: conheça os trens da Linha 6-Laranja fabricados em Taubaté

12 de julho de 2025
Governo

Microplásticos no cérebro humano podem estar ligados a aumento de transtornos mentais

12 de julho de 2025
Governo

Pais inativos contribuem para comportamento sedentário dos filhos, mostra estudo de SP

12 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe São Paulo