Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe São Paulo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe São PauloInforme São Paulo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Projeto na zona leste estimula troca de cartas entre estudantes em momento de mudança de ciclo escolar

24 de junho de 2025
Compartilhar

A transição escolar é um momento significativo na vida de qualquer estudante e, por isso, a Escola Estadual Professora Brisabella de Almeida Nobre, unidade que atende os anos finais do Ensino Fundamental na zona leste da capital, criou um projeto chamado “Bellas Cartas”. De um lado, os alunos do 9º ano da unidade vivenciam a conclusão de uma trajetória marcada por descobertas, aprendizados e crescimento. De outro, os alunos do 5º ano da Escola Estadual Professor Oswaldo Guerner Gonzalez, a 1 km de distância, estão prestes a iniciar um novo ciclo de ensino na unidade de anos finais. 

LEIA TAMBÉM: Escolas de SP abrirão as portas durante as férias para oferecer almoço para os alunos

A ideia é a troca de experiências e o fortalecimento de vínculos entre as escolas, através da escrita afetiva e intencional de cartas à moda antiga. Os alunos da Brisabella relatam como é estudar na unidade, detalham o modelo Programa Ensino Integral e como fizeram para transformar a escola em um espaço de aprendizado ainda mais acolhedor.  Os alunos mais velhos entregaram as cartas para os mais novos na segunda-feira (23).

A prática de produção de cartas resgata um gênero textual tradicional, favorecendo o desenvolvimento da escrita. Foto: Divulgação/Governo de SP

A proposta se baseia nos pressupostos da educação socioemocional, que valoriza o desenvolvimento de competências como empatia, comunicação, autoconhecimento e tomada de decisões responsáveis, em consonância com o Currículo Paulista e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A prática de produção de cartas também resgata um gênero textual tradicional, favorecendo o desenvolvimento da escrita com propósito e sentido real. O aprendizado na disciplina de língua portuguesa é essencial no projeto, com estudos sobre o gênero carta abordando estrutura, linguagem, coesão e coerência. A idealizadora do projeto, professora Sheila Alves, que está à frente da disciplina EMA (Esporte, Música e Arte), explica como o projeto auxilia os alunos que estão chegando na unidade: “É de extrema importância criarmos momentos de conexão, interação e convivência entre alunos. Ao solicitar que as cartas fossem feitas, relembrei para cada aluno do 9º ano sobre sua trajetória escolar, sobre os impactos emocionais que acontecem ao sair do 5º ano e chegar a uma escola nova. São medos, angústias, incertezas e muitas dúvidas”. 

LEIA TAMBÉM: SP publica edital para contratação de monitores para as 100 escolas cívico-militares da rede

As cartas receberam um selo exclusivo da escola Brisabella e foram entregues em uma caixa que imita as tradicionais caixas amarelas dos Correios para os alunos da escola Oswaldo. Os estudantes que receberem as cartas serão incentivados a escreverem cartas-resposta, que serão entregues no início do segundo semestre aos colegas da escola Brisabella. 

As cartas foram entregues em uma caixa que imita as tradicionais caixas amarelas dos Correios. Foto: Divulgação/Governo de SP

Nas correspondências entregues na segunda-feira, os alunos relataram o quanto foi uma experiência impactante e enriquecedora no dia a dia da sala de aula na Brisabella. “Escrever a carta foi um desabafo, pois cheguei aqui e era tudo diferente, mas fui bem acolhido todos os dias. Nessa escola tem muita coisa diferente, aulas diversificadas, experiências maravilhosas, tutoria, eletivas, o ambiente é muito bom”, relata Maycon Samuel Costa, do 9º ano da Brisabella.  

Já para Maria Eduarda Rothenberger, também do 9º ano na unidade, o projeto deixou um legado afetivo. “Escrever a carta foi gratificante e nostálgico. Quando escrevi, lembrei de quando cheguei, de ver a gestão todos os dias, me sinto acolhida em uma grande família. Escrever a carta me fez querer contar sobre a minha escola e falar como a relação entre alunos e professores é incrível”, conclui. 

Leia também

Governo de SP encerra terceiro ciclo do programa Caminho da Capacitação com mais de 680 alunos formados

Mais leves e econômicos: conheça os trens da Linha 6-Laranja fabricados em Taubaté

Microplásticos no cérebro humano podem estar ligados a aumento de transtornos mentais

Pais inativos contribuem para comportamento sedentário dos filhos, mostra estudo de SP

Sensor desenvolvido na USP torna mais barato e acessível o monitoramento de segurança em trens

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Governo de SP encerra terceiro ciclo do programa Caminho da Capacitação com mais de 680 alunos formados

12 de julho de 2025
Governo

Mais leves e econômicos: conheça os trens da Linha 6-Laranja fabricados em Taubaté

12 de julho de 2025
Governo

Microplásticos no cérebro humano podem estar ligados a aumento de transtornos mentais

12 de julho de 2025
Governo

Pais inativos contribuem para comportamento sedentário dos filhos, mostra estudo de SP

12 de julho de 2025
Governo

Sensor desenvolvido na USP torna mais barato e acessível o monitoramento de segurança em trens

12 de julho de 2025
Governo

SP é líder em feiras de carros antigos; veja roteiro de eventos pelo estado

12 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe São Paulo