Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe São Paulo
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe São PauloInforme São Paulo
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Cabine Lilás: Campinas inaugura serviço para aumentar a rede de proteção às mulheres

28 de maio de 2025
Compartilhar

O Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) do Comando de Policiamento do Interior 2 inaugurou nesta quarta-feira (28) o serviço da Cabine Lilás, voltado ao atendimento especializado e humanizado às vítimas de violência doméstica e familiar. Ao todo, 38 municípios da região de Campinas serão contemplados com o projeto.

Contents
Multiplicar o conhecimentoReforço de civisSão Paulo por Todas

O programa realizado exclusivamente por policiais femininas via número 190 vai aumentar a rede de proteção das mulheres no interior paulista. Em março, no Dia Internacional da Mulher, a região de São José do Rio Preto passou a integrar o serviço, sendo a primeira a ser contemplada no plano de expansão fora da capital paulista.

LEIA TAMBÉM: Mês da Mulher: Cabine Lilás completa um ano de serviço em SP com 6 mil vítimas acolhidas

Até o final do ano, todas as regiões do interior do estado passarão a contar com o atendimento da Cabine Lilás. Em junho, será inaugurada em São José dos Campos. Depois, em Bauru (julho), Piracicaba (agosto), Sorocaba (setembro), Presidente Prudente (outubro), Santos (novembro), Araraquara e Ribeirão Preto (dezembro).

“Nosso compromisso é o de fortalecer e ampliar os serviços que dão bons resultados em nosso estado. A Cabine Lilás é um exemplo disso, pois estamos avançando na construção de um ambiente acolhedor e mais seguro para as mulheres, com um atendimento que vai além da emergência, oferecendo suporte e todas as orientações para encorajar a vítima a buscar ajuda e denunciar o crime”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite. 

Na Cabine Lilás a vítima é informada sobre os direitos, redes de apoio disponíveis na região em que mora, acionamento de viaturas em caso de ameaça e ainda recebe orientações diversas sobre como agir em determinadas situações.

Também é orientada a abrir um boletim de ocorrência sem sair de casa, por meio do aplicativo SP Mulher Segura, sobre assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia e guarda do filho, rede de abrigo, auxílio-aluguel, além de serviços de acolhimento e atendimento à saúde.

LEIA TAMBÉM: Cabine Lilás: PM expande atendimento exclusivo às mulheres para o interior de SP

O serviço pode ser solicitado pela vítima ou ser ofertado pelo atendente, caso a solicitante queira falar diretamente com uma policial. Como o atendimento é feito em uma cabine exclusiva, a vítima terá mais tempo de conversa na ligação, já que não ficará na linha com as mesmas pessoas que acionam o chamado emergencial.

“Muitas cidades do interior não contam com apoio psicológico ou acesso jurídico, por exemplo. Essa expansão permite que o serviço esteja mais próximo fisicamente da mulher, o que aumenta as chances de denúncia e proteção efetiva”, disse o comandante do CPI-2, coronel Leonardo Akira Takahashi.

O programa já funciona há um ano e dois meses na capital paulista e na região metropolitana. No período, mais de 7 mil atendimentos já foram realizados, com 120 suspeitos conduzidos à delegacia e 35 permanecendo presos pelo descumprimento da medida protetiva ou violência doméstica.

Multiplicar o conhecimento

Para viabilizar a expansão do projeto ao interior paulista, foram realizados cursos de capacitação no Copom de São Paulo para habilitar policiais que atuam em todo o estado a operar na cabine. A cabo Karoline Santana foi uma das alunas. Ela trabalha com despacho de ocorrências no Copom do CPI-2 há e agora será uma das atendentes do serviço exclusivo no local.

“O que mais me motiva é saber que todas as informações serão repassadas para essas mulheres, que muitas vezes não têm conhecimento de seus direitos e não sabem como e por onde procurar ajuda necessária”, diz a militar. “Muitas vítimas pensam que a violência é somente agressão. Existem outros tipos de violência como a psicológica, sexual, moral e patrimonial”, complementa.

Karoline e mais três policiais passaram pelo treinamento realizado em outubro e dezembro do ano passado. As agentes tiveram aulas de psicologia, direito, redes de apoio, medidas protetivas e funcionamento das Delegacias da Defesa da Mulher (DDM). Além disso, também foram debatidos fatores comportamentais como a melhor forma de conversar, se expressar e o tom de voz adequado durante o atendimento.

Em breve, esse conhecimento será replicado a outras militares da unidade. “Quanto mais policiais treinadas, melhor será a qualidade do atendimento a essas mulheres em momento de fragilidade”, diz a policial.

Reforço de civis

O programa de proteção e rede de apoio à mulher passará a contar também com o reforço de pessoas civis. Inicialmente, a ideia é de que haja pelo menos uma pessoa treinada nos 11 Centros de Operações da PM do estado. A previsão de contratação é ainda para este ano.

O civil irá apoiar as policiais nas demandas relacionadas à Cabine Lilás como monitorar os atendimentos, analisando se estão sendo feitos de forma adequada, orientar vítimas que acionarem o 190 e fomentar a integração de órgãos que participam da rede de apoio às vítimas de violência doméstica.

São Paulo por Todas

SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira para elas. 

Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024, como o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas. Mais informações www.spportodas.sp.gov.br

Leia também

SP anuncia 416 novas casas, auxílio social e ajuda humanitária para famílias atingidas por incêndio em Santos

Espaços Maternidade na CPTM e no Metrô somam mais de 4 mil atendimentos e reforçam a importância da amamentação no Agosto Dourado

Vazio Sanitário do Algodão começa nesta sexta-feira (1) em todo o estado de São Paulo

Dia Internacional da Cerveja: Fatec Piracicaba desenvolve bebida com soro de leite e cactos

Casa Paulista entrega chaves de 254 apartamentos no Sacomã, zona sul de São Paulo

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

SP anuncia 416 novas casas, auxílio social e ajuda humanitária para famílias atingidas por incêndio em Santos

1 de agosto de 2025
Governo

Espaços Maternidade na CPTM e no Metrô somam mais de 4 mil atendimentos e reforçam a importância da amamentação no Agosto Dourado

1 de agosto de 2025
Governo

Vazio Sanitário do Algodão começa nesta sexta-feira (1) em todo o estado de São Paulo

1 de agosto de 2025
Governo

Dia Internacional da Cerveja: Fatec Piracicaba desenvolve bebida com soro de leite e cactos

1 de agosto de 2025
Governo

Casa Paulista entrega chaves de 254 apartamentos no Sacomã, zona sul de São Paulo

1 de agosto de 2025
Governo

Governo de SP entrega lancha modernizada para pedestres e ciclistas na travessia São Sebastião/Ilhabela

1 de agosto de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe São Paulo