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SP amplia avaliação de desempenho a todos professores da rede com objetivo de melhorar gestão das escolas

20 de maio de 2025
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A partir de 26 de maio, as equipes pedagógicas das escolas, incluindo professor efetivo e não-efetivo e o trio gestor (diretor, vice-diretor e coordenador de gestão pedagógica), terão o desempenho avaliado entre si e por estudantes. O processo, que já faz parte do Programa Ensino Integral (PEI), será agora ampliado a todas unidades de tempo parcial.  O objetivo da Secretaria da Educação de São Paulo (Seduc-SP) é oferecer mais uma ferramenta de gestão às escolas e, assim, qualificar aspectos importantes das rotinas educativas, tais como metodologia, gestão da sala de aula, comunicação e liderança. 

LEIA TAMBÉM: IA vai apoiar professores na correção de tarefas em SP

A avaliação será aplicada em dois momentos durante o ano letivo. A “avaliação de desempenho diagnóstica”, aplicada no 1º semestre, é de caráter formativo e visa identificar os pontos positivos e o que pode ser aprimorado. Nesse primeiro momento, nenhum profissional receberá uma nota final ou qualquer penalidade. Para o 2º semestre, está prevista a “avaliação de desempenho final” com finalidade somativa e como instrumento adequado para subsidiar a decisão quanto à permanência do profissional no posto, aulas e/ou classes. As regras serão publicadas nesta terça-feira (20).

Para obter um resultado mais preciso, a proposta é que as escolas organizem uma série de consultas, a partir de um questionário padrão enviado pela Seduc-SP. Dessa forma, estudantes devem responder sobre o desempenho de professores e equipe gestora. Já os professores analisam a equipe gestora, que por sua vez acompanha o trabalho dos diretores. Por fim, os diretores têm o papel de avaliar professores e a equipe gestora. O diretor será orientado a preencher os itens do professor com o apoio do trio gestor, em comissão.

Cada profissional será avaliado de acordo com a sua área de atuação. Enquanto para os professores o foco é a dinâmica em sala de aula e as metodologias adotadas, para o trio gestor o objetivo é identificar aspectos como a comunicação, o apoio ao desenvolvimento dos docentes e o engajamento. O eixo do processo avaliativo dos diretores é a liderança positiva e o compromisso com a aprendizagem e indicadores dos estudantes.

“A expectativa é que as escolas sejam avaliadas de forma clara, específica e construtiva, como uma oportunidade de crescimento profissional, destacando os pontos fortes e as áreas de melhoria, com vistas à elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual – PDI e/ou outros encaminhamentos que sejam pertinentes ao seu desempenho profissional. 

Feedback e reunião de devolutiva

Ao final da etapa de questionário, as informações de todos os profissionais serão consolidadas e reunidas no “painel de resultados”. Para os professores, o painel é composto por 10 itens. Além da avaliação e validação de estudantes e do trio gestor (determinadas por 1, 2 ou 3 estrelas), serão contabilizados o percentual de presença, de preenchimento do diário de classe e de atingimento do bônus em 2024 e a participação ou não no Programa Multiplica e a categoria do docente. De acordo com os dados, serão atribuídas as cores verde, amarela e vermelha no farol. As cores do farol irão nortear o relatório final.

Para os professores, a diretriz da Seduc-SP é que o feedback seja realizado pelos diretores das unidades. A reunião de devolutiva deve ser bem estruturada e é fundamental para a construção de um plano de desenvolvimento individual (PDI). No caso dos diretores, o processo de avaliação será consolidado pelo dirigente regional de ensino com apoio do supervisor. 

Ao longo dos meses seguintes, os gestores devem acompanhar o cumprimento das metas acordadas. O feedback completo estará disponível para consulta na Secretaria Escolar Digital por todos os profissionais que participaram do processo de avaliação. 

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