A iluminação do Palácio dos Bandeirantes na cor verde acontece no dia 12 de maio, marcando o início da campanha nacional “24 horas pelo Glaucoma”, com foco na conscientização sobre a doença que afeta a vida de mais de 80 milhões de pessoas no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (2023) e que, em certos casos, pode resultar em perda total da visão.
A mobilização nacional segue até o fim do mês, e seu ponto alto é em 26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído pela Lei 10.456/2002, data que representa o marco da luta por diagnóstico precoce e tratamento da doença. O tratamento adequado e contínuo pode controlar o Glaucoma e evitar sua evolução.
24 horas pelo Glaucoma
Realizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), a campanha tem como objetivo informar e incentivar a realização de exames de prevenção contra a doença, que é a primeira causa de cegueira irreversível no mundo. Durante 24 horas, diversas entidades públicas e privadas se unem em prol de ações para alertar as pessoas sobre os riscos que a doença pode causar e a importância de cuidar da visão.