A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, acaba de lançar quatro novos cursos na região de Campinas, com 95 vagas disponíveis ao todo, além de 25 vagas para a modalidade online. Os cursos acontecem nas cidades de Caconde, Campinas, Hortolândia e Pirassununga. Em todo o estado, estão sendo ofertadas 1.166 vagas, em 50 cursos na capital e na Grande São Paulo, e nas regiões de Registro, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba, além de Campinas e na modalidade EAD.
Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 16 anos e ensino fundamental completo. As aulas são gratuitas e, para mais informações e inscrições, os interessados devem acessar o site do CULTSP PRO. As inscrições poderão ser feitas diretamente neste link até o dia 23 de março.
LEIA TAMBÉM: CULTSP PRO lança 1.166 vagas de cursos gratuitos no estado de São Paulo
“É com grande entusiasmo que lançamos mais uma etapa do CULTSP PRO, um programa essencial para impulsionar a economia criativa e valorizar os fazedores de cultura em todo o estado de São Paulo. Por meio dessa iniciativa, buscamos proporcionar aos profissionais da cultura a oportunidade de se capacitar e se destacar em suas áreas, contribuindo para o fortalecimento da economia local e a disseminação de um conteúdo rico e diversificado. A abrangência do programa é fundamental, pois atende tanto as grandes cidades quanto às regiões mais distantes, garantindo que todos tenham a chance de transformar a cultura em uma verdadeira força econômica”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de SP.
Caconde oferece o curso “Fotografia de Celular para Produtos”, com 20 vagas, voltado para quem deseja aprender a criar cenários, fotografar, editar e publicar imagens atrativas para redes sociais. Com 24 horas de carga horária, o curso será ministrado por Mari Rosa e acontecerá de 12 de abril a 11 de maio, aos sábados e domingos, das 14h às 17h (exceto nos dias 19 e 20 de abril, devido ao feriado). As aulas serão realizadas no Espaço Cultural Ranieri Mazzilli, e não há pré-requisitos para participação.
Campinas recebe o curso “Livros em Movimento: Estratégias de Distribuição”, com 20 vagas, voltado para profissionais da produção editorial que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre divulgação e comercialização de livros no Brasil. O curso também abordará tendências digitais e empreendedorismo no setor. Com 16 horas de duração, será ministrado por João Varella entre os dias 8 e 11 de abril, de terça a sexta-feira, das 10h às 15h, com uma hora de pausa. As aulas acontecem na Livraria Candeeiro, e é necessário comprovar experiência na área editorial por meio de portfólio ou currículo.
Já a cidade de Hortolândia terá o curso “Operação de Sala de Espetáculo”, com 30 vagas, voltado para o aperfeiçoamento em montagem e operação de som e iluminação em eventos e espetáculos. A formação oferece uma abordagem teórico-prática, permitindo que os participantes conheçam os principais parâmetros de áudio e luz, além de terem contato com a montagem, configuração e operação de sistemas básicos de sonorização e iluminação. Com 40 horas de carga horária, o curso será ministrado por Felipe Scalzaretto entre os dias 12 de abril e 17 de maio, sempre aos sábados, das 8h às 17h, no Teatro Municipal Elisabeth Keller de Matos. Não há pré-requisitos para participação.
a cidade de Pirassununga irá disponibilizar o curso “Patrimônios da Região Central Paulista – Onde estão?”, com 25 vagas, voltado para a compreensão e valorização do patrimônio cultural e natural, material e imaterial. A formação tem o objetivo de capacitar os participantes para atuarem como agentes multiplicadores na preservação e divulgação dos bens patrimoniais. Com 36 horas de carga horária, o curso será ministrado por Atanagildo da Silva Júnior entre os dias 10 de abril e 17 de maio, às quintas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 14h às 19h, no Lab Cobra Grande Ponto de Cultura. Não há pré-requisitos para participação.
Em 2024, o CULTSP PRO realizou mais de 3,2 mil atendimentos, de outubro a dezembro, por meio de diversas atividades na Região Administrativa de Campinas. Entre as ações promovidas, destacam-se cursos, masterclasses, palestras, encontros em escolas e os GIROS PRO — iniciativas voltadas à apresentação do programa para potenciais parceiros.
CULTSP PRO
Em outubro do ano passado, o Governo de São Paulo lançou, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, o maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural e criativo do Brasil. Com centenas de atividades formativas e complementares, o programa chegou ao final de dezembro com mais de 30 mil atendimentos por meio de cursos, palestras, eventos, ações formativas e complementares. Foram organizados mais de 80 cursos e mais de 110 turmas, beneficiando diretamente mais de 2.400 alunos matriculados em várias regiões do estado. Além disso, o programa realizou mais de 260 palestras, que reuniram mais de 10 mil participantes. Outra ação de grande relevância foi o GIRO PRO, que percorreu mais de 180 cidades ao longo do ano. O GIRO PRO é uma iniciativa estratégica do CULTSP PRO para garantir que a qualificação profissional chegue, de forma gratuita, a todas as regiões administrativas de São Paulo e se constitui como um espaço de diálogo e troca, reunindo artistas e representantes locais em uma roda de conversa que promove a reflexão sobre o fazer artístico na cidade. Até 2029, serão mais de 2.300 atividades anuais e beneficiando mais de 500 mil pessoas.
Os cursos do CULTSP PRO estão organizados em seis escolas temáticas, focadas em atender as necessidades das diversas áreas da cultura, economia e indústria criativas do estado. A Escola de Artes abrange performance artística e capacitação técnica em cenografia e produção musical. A Escola de Patrimônios e Equipamentos foca na gestão e preservação do patrimônio cultural, oferecendo cursos em curadoria e gestão de museus. A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologias oferece capacitação em produção audiovisual e criação de games, enquanto a Escola de Conteúdo, Design e Artes Visuais foca na formação em design gráfico e fotografia. A Escola de Tradições e Expressões Criativas qualifica em gastronomia e moda sustentável, e a Escola de Inovação e Sustentabilidade enfoca empreendedorismo e projetos culturais inovadores. Já o Programa Qualificação em Artes: Dança e Teatro busca aprimorar grupos artísticos e valorizar as culturas regionais.
Serviço
Informações: no site do CULTSP PROInscrições: neste link
Cursos na região
Fotografia de Celular para ProdutosMunicípio: CacondeResumo: Aprenda a criar cenários, fotografar, editar e publicar imagens atrativas para redes sociais. Curso prático de 20h, utilizando celular ou câmeraCarga-horária: 24hPeríodo: 12/04 a 11/05Dia(s) e horário(s): Sábado e Domingo, 14h às 17h, (exceto 19/04 e 20/04 – feriado)Pré-requisito: NãoDocente: Mari RosaLocal: Espaço Cultural Ranieri MazzilliEndereço: R. Benedito De O. Santos, 45 – Centro, CacondeVagas: 20
Livros em movimento: estratégias de distribuiçãoMunicípio: CampinasResumo: Capacitar os participantes para atuar na área editorial, mais especificamente no que tange a divulgação e comercialização de livros dentro do contexto brasileiro. O curso também abordará tendências digitais e empreendedorismo no setor editorialCarga-horária: 16hPeríodo: 08/04 a 11/04Dia(s) e horário(s): Terça a sexta, 10h às 15h (1h de pausa)Pré-requisito: Trajetória na área da produção editorial. Comprovação com portfólio ou currículoDocente: João VarellaLocal: Livraria CandeeiroEndereço: R. Vieira de Barros, 170, CambuíVagas: 20
Operação de Sala de EspetáculoMunicípio: HortolândiaResumo: Aperfeiçoamento em montagem e operação da aparelhagem de som e luz que reproduz a trilha sonora e efeitos visuais do evento ou espetáculo. Formação básica de operadores de áudio e luz por meio de uma abordagem teórico-prática que possibilite ao estudante conhecer os principais parâmetros do áudio e luz, bem como ter contato com a montagem, configuração e operação de sistemas básicos de sonorização e iluminação.Carga-horária: 40hPeríodo: 12/04 a 17/05Dia(s) e horário(s): Sábado, 8h às 17hPré-requisito: NãoDocente: Felipe ScalzarettoLocal: Teatro Municipal Elisabeth Keller de MatosEndereço: Rua Graciliano Ramos, 280. Jardim Amanda- HortolândiaVagas: 30
Patrimônios da Região Central Paulista – Onde estão?Município: PirassunungaResumo: Promover a compreensão e a valorização do patrimônio cultural e natural, material e imaterial, capacitando os participantes para atuarem como agentes multiplicadores no entendimento, na preservação e divulgação dos bens patrimoniaisCarga-horária: 36hPeríodo: 10/04 a 17/05Dia(s) e horário(s): Quintas, das 19h às 22h e Sábados, das 14h às 19hPré-requisito: NãoDocente: Atanagildo da Silva JúniorLocal: Lab Cobra Grande Ponto de CulturaEndereço: Rua Joaquim Procópio de Araújo, 1864, Centro – PirassunungaVagas: 25
CURSO ONLINE
Artesanato: Plano de Negócios
Modalidade: Online
Resumo: Curso-mentoria para o desenvolvimento de um Plano de Negócios, apoiando o estudante a traçar uma linha de ação clara e oferecendo práticas eficazes para entrar no mercado artístico, consolidar e alavancar sua carreira.
Carga-horária: 16h
Período: 05/05 a 09/05
Dia(s) e horário(s): Segunda a sexta, 19h às 22h20
Pré-requisito: Artesão já precisa ter seu negócio iniciado. Preferência para quem já tenha CNPJ e/ou carteira do SICAB válida. É necessário residir no Estado de São Paulo
Docente: Renata Mendes
Vagas: 25