A decisão de fechar suas fábricas no Brasil, no início de 2021, rendeu muitas críticas à Ford.
Contudo, a proposta de atender ao mercado brasileiro com a importação de produtos de maior valor agregado fez a marca norte-americana recuperar uma lucratividade que parecia inatingível de seu tempo de produção dos compactos Ka e EcoSport em Camaçari, na Bahia.
Ranking de número de vendas
Em 2023, a Ford vendeu 28.711 carros, o que lhe rendeu o décimo terceiro lugar no ranking de marcas com maior número de vendas. Em relação a 2022, foi a quarta marca com maior crescimento – de 37,9% – e sua participação no mercado nacional aumentou de 1,06% para 1,32%.
Puxados pela picape média Ranger argentina, que no ano passado recebeu uma importante renovação e responde por dois em cada três Ford vendidos no Brasil, os negócios são também embalados pelas picapes Maverick mexicana e Raptor tailandesa, pelos utilitários esportivos Territory chinês e Bronco Sport mexicano, pelo SUV-cupê elétrico Mustang Mach-E mexicano, pelo cupê Mustang norte-americano e pela van Transit montada no Uruguai, com uma versão elétrica E-Transit importada da Turquia.
A aposta da marca: F-150
Mas a aposta – literalmente – mais vistosa da Ford foi no apetitoso segmento das picapes “full size” – até então dominado solitariamente pela Ram, marca do grupo Stellantis.
E começou quando as primeiras unidades da F-150 chegaram no Brasil há um ano, no final de abril e no início de maio de 2023, importadas dos Estados Unidos.
Focada no topo da pirâmide do agronegócio brasileiro, a F-150 rendeu bons negócios para a Ford – mais de 1.100 unidades já foram emplacadas desde o lançamento, o que representa cerca de R$ 550 milhões em vendas.
Contudo, mais do que gerar faturamento, a F-150 é um produto estratégico na trajetória de resgate da imagem da Ford no Brasil. Lançada há 76 anos no Estados Unidos, a Série F de picapes chegou ao mercado brasileiro em sua décima quarta geração, trazendo na caçamba realizações impressionantes.
Há 47 anos, é a picape mais vendida do mercado norte-americano e, nos últimos 42 anos, lidera também o ranking geral de vendas de veículos automotivos nos Estados Unidos.
Disponível em duas versões
É comercializada no Brasil em duas versões: a Lariat, com estilo mais aventureiro e muitos detalhes em preto, por R$ 479.990, e a Platinum, que ostenta mais requinte e mais cromados, por R$ 519.990. Em ambas, a F-150 tem o porte de um caminhão.
São 5,88 metros de comprimento – 53 centímetros a mais que a Ranger –, 2,09 metros de largura (2,43 metros com os espelhos), 1,96 metro de altura e 3,68 metros de entre-eixos, com 23,8 centímetros de vão livre em relação ao solo.
A caçamba tem 1,70 metro de comprimento e 1,52 metro de largura, com 53 centímetros de profundidade – permite levar até 1.370 litros e 681 quilos na versão Platinum. A suspensão é independente “double wishbone” na dianteira e com eixo rígido com feixes de molas na traseira.
Oito modos de condução
O motor 5.0 V8 Coyote a gasolina gera 405 cavalos a 6 mil giros e 56,7 kgfm de torque a 4.250 rpm e move as duas versões da F-150, sempre associado a uma transmissão automática de 10 marchas com opção de trocas manuais – o mesmo “powertrain” do cupê Mustang.
picape Ford F-150 Platinum/Luiza Kreitlon/Automotrix
O sistema start-stop desliga o motor nas paradas durante o trânsito e religa automaticamente quando o motorista solta o freio. O modelo oferece oito modos de condução e trações 4×2, 4×4 Low, 4×4 High e 4×4 automática.
Além dos sistemas de assistência ao motorista do Co-Pilot 360 Assistant, a segurança é reforçada pelos oito airbags – frontais, laterais, de cortina e de joelhos para motorista e carona –, pelo ABS nas quatro rodas e pelos controles de rolagem, de estabilidade, de tração e de descida.
Versão Platinum
A Platinum é a versão mais chamativa da F-150. Nela, a imensa grade aerodinamicamente ativa é cromada, cercada pelos faróis full-led quadráticos, com conversão dinâmica e farol alto automático. A assinatura de leds dos faróis se estende aos auxiliares de neblina instalados no para-choque “musculoso”.
Rodas de aro 20, retrovisores, maçanetas e estribos retráteis são igualmente cromados. A inscrição “FX4” decora as laterais da caçamba, próxima às lanternas.
Na traseira, um grande aplique aluminizado com o nome da versão Platinum atravessa toda a tampa da caçamba, que conta com abertura e fechamento elétrico na chave e um degrau para facilitar o acesso.
Picape Ford F-150 Platinum/Luiza Kreitlon/AutoMotrix
A caçamba é revestida com o protetor emborrachado Spray-In e conta com iluminação em leds, tomada de 110V e nichos com trava. A versão “top” da F-150 é oferecida nas cores Preto Vesúvio, Prata Orvalho, Vermelho Zadar, Cinza Avalanche, Cinza Torres, Azul Mônaco, Cinza Glasgow e Branco Nur (a do modelo testado).