A Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, explica três motivos pelos quais os óleos utilizados em motocicletas tendem a ter uma vida útil mais curta em comparação aos carros.
Motivos da vida útil do óleo de moto ser mais curta
Particularidades nas demandas das motocicletas exigem uma formulação específica capaz de atender às exigências de todos os componentes.
“Os lubrificantes para carros e motos desempenham funções vitais, desde a redução de atrito até a vedação de espaços críticos. Por isso, no momento da troca do óleo, os usuários devem prestar atenção aos padrões de qualidade do produto”, afirma Rafael Recio, gerente de Produtos da Motul. Tal exigência ampliada resulta em pontos que impactam diretamente a durabilidade do produto:
Sistemas compartilhados
Os óleos para motores de motocicletas exigem formulações específicas para funcionamento adequado do câmbio e dos discos de embreagem, evitando superaquecimento e proporcionando uma condução mais confortável.
Os sistemas, que utilizam o mesmo óleo do motor para lubrificação, aceleram a degradação do óleo, seja por cisalhamento, desgaste dos discos ou pelo consumo dos pacotes de aditivos.
Desafios térmicos
Sistemas de resfriamento com fluido são comuns em carros, mas algumas motos ainda usam refrigeração por ar forçado, sem radiador. Presente em motos de baixa e média cilindradas, assim como em alguns modelos de competição (Enduro e Motocross) e algumas motos custom com motor bicilíndrico em “V”, esse tipo depende da velocidade da moto para a troca.
Motos refrigeradas a ar, em trânsito intenso e dias quentes, enfrentam altas temperaturas que afetam a viscosidade do lubrificante, comprometendo a proteção contra desgaste.
Altas rotações e menor volume
Motocicletas têm motores menores e mais leves, permitindo maiores rotações. No entanto, essa característica aumenta a tensão nos componentes do motor e submete o lubrificante a cargas de cisalhamento mais altas. Além disso, o volume de óleo nas motos é inferior, o que contribui para maior exigência e desgaste.